São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994 |
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Copa será vista por 93% dos brasileiros
HUMBERTO SACCOMANDI
A ISL (International Sports, Culture and Leisure Marketing), baseada na Suíça, recebeu da Fifa o direito de vender as cotas de patrocínio para a Copa do Mundo. Para promover seu "produto", a divisão de pesquisa da ISL, a Sponsorship Research International (SRi), pesquisou a provável audiência da Copa em quatro dos países que participam do torneio. O resultado foi que o Brasil bateu facilmente a Alemanha, os Estados Unidos e a Rússia. No Brasil, 93% dos entrevistados se disseram dispostos a assistir a pelo menos uma partida da Copa. Esse índice cai para 60% no caso da Alemanha, 57% para os EUA e 53% para a Rússia. Isso significa que 140 milhões de brasileiros (população estimada em 150 milhões) verão pelo menos um jogo pela TV. No caso dos EUA, os espectadores podem chegar a 145 milhões (população estimada de 255 milhões). O britânico Darren Marshall, responsável pela pesquisa, não soube explicar a razão dessa diferença percentual tão grande entre o Brasil e os demais países. A única hipótese é que o Brasil é realmente o país do futebol. Marshall acredita que a audiência prevista para os EUA possa estar ligeiramente superestimada. "A pesquisa foi feita nas cidades-sede da Copa. A média geral para os EUA pode ser um pouco menor", disse. "O futebol tem o mais amplo apelo de todos os esportes. Homens e mulheres, velhos e jovens, classe alta e baixa são todos espectadores de futebol", afirmou Marshall. A audiência prevista para o Brasil é o exemplo mais importante dessa penetração do futebol. Praticamente toda a população do país com acesso a um aparelho de televisão estará sintonizando a Copa. A Copa do Mundo começa no próximo dia 17 e vai durar um mês. A partida final está prevista para 17 de julho, na cidade de Los Angeles. Essa capacidade de penetração do futebol faz da Copa do Mundo o evento esportivo mais importante do mundo, com audiência superior até mesmo à da Olimpíada. Marketing Isso confere à Copa um enorme potencial como veiculador de publicidade. Tanto que as cotas oficiais de patrocínio foram vendidas a grandes empresas transnacionais. Os patrocinadores oficiais da Copa dos EUA são: McDonald's, Coca-Cola, Mars, Gillette, Energize, GM, Mastercard, Philips, JVC, Cannon e Fuji. "Sete minutos de exposição média por jogo através das placas de publicidade estática para uma audiência enorme em todo o mundo pode ter um impacto muito grande", disse Marshall. Segundo ele, esse tipo de publicidade tem ainda outra vantagem: é livre de "zapping". O "zapping", fenômeno cada vez mais comum, consiste em mudar de canal quando começa o intervalo comercial. Como o jogo não pára, não há troca. Outra pesquisa, atualizada regularmente pela SRi, mostra que o futebol é considerado o esporte mais emocionante no mundo. Tem 49% das preferências. No Brasil, 64% da população acha o futebol mais emocionante que outros esportes. No México são 61%. No Japão, 53%. Na Alemanha, 34%. Nos EUA, o futebol ocupa somente a quarta colocação em emoção, atrás do basquete, do futebol americano e do hóquei no gelo. Texto Anterior: Mundial será maior evento da história da TV Próximo Texto: Brasil favorece os anunciantes Índice |
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