São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil favorece os anunciantes

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil lidera o ranking do marketing esportivo.
Segundo a empresa encarregada de "vender a Copa", o Brasil é o país no qual o patrocínio do futebol mais contribui para melhorar a imagem do anunciante.
Esse índice cai para 45% na Rússia, 31% na Alemanha e só 29% nos EUA. Ele se relaciona com o interesse de cada país pelo evento.
Para obter o índice, a SRi perguntou aos entrevistados se o fato de uma empresa patrocinar a Copa melhorava ou piorava a sua imagem, ou se era indiferente.
"O patrocínio da Copa parece ter um impacto significativo na imagem do anunciante. Muitas pessoas acham que o evento não seria possível sem os patrocinadores e os considera `bons cidadãos corporativos"', afirmou Darren Marshall, responsável pela pesquisa.
Segundo ele, o comprador associa ainda determinadas características à empresa anunciante. Entre elas, as imagens de líder, moderno e inovador, dinâmico, e que se dedica à qualidade.
Nesses casos, a variação de percepção é pequena entre quatro países pesquisados: Brasil, Alemanha, Itália e Malásia. Isto apesar de a Malásia não estar nem disputando a Copa.
Marshall afirma que os norte-americanos são os mais influenciáveis pelo logotipo de evento. Entre dois produtos similares, com preços idênticos, eles tendem a preferir aquele com logotipo.
"Na decisão real de compra, as condições obviamente nunca são similares. Mas em situações de dúvida, de disputa próxima entre dois produtos, o patrocínio pode pesar a favor de uma empresa", diz Marshall. (HuSa)

Texto Anterior: Copa será vista por 93% dos brasileiros
Próximo Texto: Piloto mantém a pose de favorito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.