São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lançamentos explicam sistema de franquia

ROBERTA JOVCHELEVICH
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Lentamente e com atraso de quase dez anos em relação a países como Japão e Estados Unidos, a literatura sobre o sistema de franquias começa a crescer no Brasil.
Em maio foram lançados o "Guia do Franqueador: Como Crescer Através do Franchising" e "A Essência do Franchising".
O Instituto de Franchising, instituição privada que se propõe a desenvolver e profissionalizar o sistema, publicará nos próximos meses três livros sobre o tema.
São eles: "50 Franquias na Medida do seu Bolso", "100 Franquias Internacionais Inéditas no Brasil" e "Franchising na Prática".
No ano passado, o Instituto de Franchising criou a Editora Franchising, voltada à publicação de livros específicos para o setor.
"Há espaço de sobra para publicações na área de franquia", afirma Marcelo Althoff, 29, diretor-executivo do Instituto.
Segundo ele, no Brasil, os lançamentos dirigidos a interessados no sistema de franquia não passam de três por ano, em média.
A franquia "estourou" no Brasil na década de 80, assim como na Europa e no Oriente. Hoje, 762 empresas brasileiras adotam o franchising.
Esse número faz com que o Brasil esteja entre os cinco países com sistema de franchising mais desenvolvido do mundo.

Texto Anterior: Fabricantes lançam máquinas
Próximo Texto: VEJA AS PUBLICAÇÕES DE 94 SOBRE FRANCHISING
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.