São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bactéria em PE matou 7 nos últimos dez anos

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A bactéria que vem causando mortes por fasciíte necrotizante (apodrecimento dos músculos e tecidos) no Reino Unido pode ter feito 15 vítimas em Pernambuco nos últimos dez anos.
A informação é do chefe de cirurgia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Estado, Edmundo Ferraz, 53. Segundo ele, das 15 vítimas, sete morreram.
Ferraz descarta o risco de uma epidemia. Segundo ele, a infecção ocorre em situações especiais. Os ataques, disse o médico, concentram-se em pacientes recém-operados e em diabéticos não-tratados.
"Eles contraem a doença de si mesmos, num processo conhecido por infecção endógena", afirmou. Quando se manifesta, disse ele, a bactéria pode matar em períodos que variam de 12 a 24 horas.
O microorganismo (estreptocococo beta-hemolítico do grupo A) produz uma toxina que destrói o revestimento dos músculos, vasos sanguíneos, gordura e pele. O local afetado sofre necrose (morte do tecido ou órgão) e precisa ser retirado cirurgicamente, disse Ferraz.
O médico, que já foi consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) na Alemanha, diz que não se sabe o que torna a bactéria "ativa e agressiva".
Em 50% dos casos de que tratou, ele afirma que a ação do estreptococo foi diagnosticada pelos sintomas. No restante, disse, a presença da bactéria foi confirmada através de testes em laboratório.
Um desses casos é o de um advogado e fiscal da Delegacia Regional do Trabalho, S.P.X.J., 52. Ele foi vítima da bactéria há dois anos e sobreviveu. Segundo o médico, o paciente tinha sido operado da vesícula e 24 horas depois apresentou os sintomas da infecção.
O advogado foi operado sete vezes e ficou três meses sem trabalhar. O tratamento dos doentes, disse Ferraz, consiste na retirada da parte necrosada, uso de câmaras de oxigenação e de antibióticos.
O índice de mortalidade é alto e pode chegar a 60% mesmo em situações de atendimento rápido, segundo o médico.

Texto Anterior: Morre ex-fotógrafo fa Folha
Próximo Texto: Meningite e cólera mataram 11 no Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.