São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMS valoriza fidelidade na luta contra a Aids

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hiroshi Nakajima, 66, disse ontem em São Paulo que a "fidelidade é mais importante que o preservativo" na prevenção da Aids.
A OMS é o mais importante órgão internacional na área de saúde. A afirmação de Nakajima contraria a orientação da maioria das entidades que trabalham com a prevenção do HIV.
O uso da camisinha vem sendo pregado como o melhor meio de se evitar a Aids.
Nakajima disse também que a educação e informação devem vir em primeiro lugar. E que a OMS está priorizando mulheres e crianças vítimas da doença.
O diretor da OMS veio ao Brasil para participar da abertura do Congresso Latino-Americano de Serviços de Saúde, ocorrida ontem no Pavilhão da Bienal.
Um dos temas do congresso, que termina amanhã, e do pronunciamento de Nakajima era o "atendimento médico no ano 2000". Segundo ele, a tendência em um futuro próximo é de que as internações hospitalares se restrinjam aos casos graves.
Graças às novas tecnologias, a maioria dos pacientes será atendida em ambulatório ou hospital-dia.
Na entrevista, o diretor da OMS defendeu um sistema misto de atendimento à saúde, onde governo e iniciativa privada dividam as responsabilidades.

Texto Anterior: Começa demolição para extensão da Faria Lima
Próximo Texto: Leitor se queixa de entupimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.