São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Russos tomam pílula de astronauta

FERNANDO RODRIGUES
ENVIADO ESPECIAL A LOS GATOS

A seleção da Rússia está tomando um remédio utilizado pelos astronautas do país. As pílulas de "ervas e plantas raras" ajudariam na adaptação a climas quentes e ao fuso horário.
A diferença de horário da região de San Francisco, onde os russos estão, para Moscou é de 11 horas.
A temperatura média na última semana tem variado de 28 a 32 graus Celsius no horário dos jogos da Rússia. Apesar disso, os jogadores nunca treinam nesse horário.
"Não é preciso treinar nesse horário. Nós fazemos exercícios e estamos tomando as pílulas energéticas", disse em entrevista exclusiva à Folha o preparador físico da Rússia, Mark Godik, 50.
O Brasil, que estréia dia 20 contra a Rússia, treinará três dias esta semana no horário do jogo, às 13h.
As pílulas usadas pelos russos, segundo Mark Godik, têm uma fórmula secreta. "Foram utilizadas pelos atletas olímpicos soviéticos. Também pelos astronautas. Agora, uma empresa dos EUA adquiriu os direitos."
A empresa é a PrimeQuest, que há quatro meses vende o produto por telefone nos EUA. Procurado pela Folha, o representante da empresa, Ben Tabachnik, 53, não revelou o volume de vendas.
As pílulas foram batizadas de PrimePlus. São vendidas em frascos (60 pílulas) a US$ 37,50. O produto também existe em forma líquida, com o nome de Prime 1. Um frasco (900 ml) custa US$ 35.
O produto pode ser encomendado, a partir do Brasil, pelo telefone 00-1-408-750-1600.
Godik forneceu à Folha um folheto da PrimeQuest explicando os efeitos das pílulas. Trata-se de uma mera propaganda, sem detalhes sobre a composição do remédio.
No folheto há quatro desenhos de plantas com seus nomes cietíficos (schizandra chimensis, rosa majalis, rhodiola rosea e rhaponticum carthamoides).
As concentração das substâncias extraídas dessas plantas formariam o que os russos chamam, em inglês, de "adaptogens". A palavra não existe em português.
Uma tradução livre seria "genes de adaptação". Segundo o folheto, esses genes"ajudam a ativar os mecanismos de adaptação do corpo, os quais sempre aumentam o desempenho" do atleta.
Segundo Godik, os russos demoraram de dois a quatro dias para se adaptarem ao fuso horário e ao calor da Califórnia.
Nos primeiros três dias, cada jogador tomou duas colheres das de sopa do Prime 1 três vezes ao dia. Agora, só tomam uma ao acordar.
As pílulas PrimePlus serão tomadas antes dos dois treinos diários que os russos farão.

Próximo Texto: Equipe critica EUA sobre vistos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.