São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil não contará com calor na estréia

MAURICIO STYCER; FERNANDO RODRIGUES
DOS ENVIADOS ESPECIAIS

A seleção brasileira não deverá contar com o calor como uma arma a mais na sua partida de estréia na Copa do Mundo, segunda-feira, contra a Rússia, no estádio de Stanford.
A previsão meteorológica para os próximos cinco dias, divulgada ontem, é de tempo bom, com nebulosidade pela manhã e temperaturas amenas ao longo do dia, em torno de 20º.
Pode esquentar um pouco no domingo e na segunda-feira, segundo a meteorologia, mas a temperatura máxima prevista para esses dois dias deverá se situar entre 21º C e 25º C.
Segundo Garry Lipary, do serviço nacional norte-americano de meteorologia, a previsão para os próximos cinco dias tem alguma margem de erro. Mas, segundo suas análises do clima nos últimos dias, a previsão "tem grande chance de estar certa".
A temperatura máxima do dia, nesta região, nesta época do ano, é atingida por volta das 15h. Se no dia do jogo, a máxima for de 25º C, às 13h, quando começa a partida, a temperatura deve estar em 23º C, segundo o meteorologista.
Lipary trabalha na estação de Redwood City, a 8 quilômetros de Palo Alto, onde fica o estádio de Stanford. Segundo ele, as chances de chover durante a partida na segunda-feira são inferiores a 20%.
O meteorologista ainda não tem condições de prever como estará o clima no final da próxima semana –o Brasil joga em Stanford dia 24, sexta-feira, contra Camarões. "Acho que pode esquentar, mas não tenho certeza", disse à Folha.
A expectativa de que o calor poderia ajudar o Brasil na partida contra a Rússia foi alimentada por algumas altas temperaturas ocorridas na semana passada.
Na última sexta-feira, a máxima do dia chegou a 37,7º C. Em Fresno, onde o Brasil fez um amistoso domingo, a máxima foi de 40º C.
A causa do forte calor, segundo a meteorologia, foi a incidência de ventos quentes vindos da região nordeste (desértica).
Em Stanford, a temperatura caiu muito no sábado (15,5º), ficando próximo dos 20º C.
"A temperatura é ótima para esta época", diz Lipary.
Moraci
O preparador físico da seleção brasileira, Moraci Sant'Anna, acha que mesmo com um forte calor os jogadores não teriam grande vantagem sobre os adversários.
"Um atleta bem condicionado renderia menos com o calor. Mas isso vale para os dois times", diz Moraci. Para ele, é "improvável que algum atleta sofra insolação, com a temperatura acima de 30º C". (MSy e FR)

Texto Anterior: Seleção brasileira queria que estréia fosse já
Próximo Texto: Relatório vai descrever juiz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.