São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRIUNFO DOS RICOS

*O futebol moderno se originou na Inglaterra, onde surgiram as primeiras equipes no final do século passado. Até hoje, é conhecido como o esporte bretão.
*A Alemanha é o país que disputou mais finais de Copas do Mundo. Foram seis (1954, 1966, 1974, 1982, 1986, 1990). Ganhou três delas (54, 74 e 90).
*O principal artilheiro de uma Copa é o francês Just Fontaine, que marcou 13 gols no Mundial de 1958, disputado no Brasil.
*Os países ricos organizaram a maioria das Copas, oito, contra seis dos países pobres. Aumentarão essa vantagem até o final do século, com as Copa nos EUA e da França (1998).
*A Copa de 1954 na Suíça teve a maior média de gols da história dos Mundiais de futebol. Foram 5,38 gols por partida.
*A Hungria tem o melhor ataque de uma Copa, com 27 gols em 5 jogos na Copa de 1954, na Suíca, quando foi vice-campeã. Isso dá uma média de 5,4 gols por partida.
*Quatro dos seis cabeças-de-chave da Copa são países ricos: EUA, Alemanha, Itália e Bélgica. Os outros dois são Brasil e Argentina.
*A Alemanha lidera o ranking de seleções da Fifa. Em segundo lugar vem a Holanda. O Brasil é terceiro.
*Os ricos são maioria na Copa dos EUA. No clube dos ricos entram os dez países da Europa Ocidental e os EUA.

Texto Anterior: França apresenta projeto com 10 cidades que sediarão a Copa de 98
Próximo Texto: TRIUNFO DOS POBRES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.