São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cueca vira brocha

CARLOS SARLI

Semana passada escrevi sobre Picuruta Salazar e, pela repercussão que o texto conseguiu, ficou claro que sua lenda continua muito forte.
Construída em cima do garoto humilde que colecionou vitórias, essa lenda também foi cultivada nas histórias folclóricas que ele viveu. Uma delas, talvez uma das mais famosas, merece ser lembrada.
No início dos anos 80, a praia do Félix era um pico de difícil acesso, considerado um "secret" da moçada ubatubana.
Um belo dia, Picuruta, seu irmão Almir e alguns amigos pegaram uma semana de ondas perfeitas e sem crowd naquela localidade do litoral.
Eufórica, a turma resolveu registrar sua passagem pelo pico no mais autêntico estilo Paulinho Paiakan.
Munidos de potentes brochas e farta quantidade de tinta branca, a santistada resolveu assinar seus nomes, procedência e gritos de guerra em letras de aproximadamente 1,5 m de altura nos até então imaculados rochedos.
A indignação dos surfistas de Ubatuba fez com que o paladino da justiça, e hoje vice-presidente da Abrasp, Paulo Issa, mandasse um recado curto e grosso para a família Salazar.
Dizia o recado: "se não apagar, não compete nunca mais".
A essa altura, vale a pena relatar a história com as palavras –e o sotaque– do protagonista.
"Não tem jeito. Almire, vamo ter que apagá! Pegamo a CG, que era a única coisa que nóis tinha, um bocado de removedor e caímo na estrada. Levamo umas nove hora até Ubatuba. Chegamo lá com uma dor de cabeça do inferno. Não tinha capacete, e aquele vento gelado na testa..."
"No dia seguinte, fomo lá para apagá aquela m... Esperamo a maré baixá e fomo pras pedra. Só que esqueci as brocha. O Almire olhô pra mim com cara de ódio."
"Virei pra ele e disse: calma, pega na minha mochila umas cueca velha. O Almire trouxe as cueca, peguei um galho, enrolei na ponta, fazendo um tipo de tocha, ensopava no removedor e... Levou o dia todo, mas apagamo tudo."
Foi assim, com essa simplicidade e pureza de alma, que Picuruta voltou a competir, ganhou quase todos os eventos da década e se tornou um dos mais carismáticos e bem sucedidos surfistas brasileiros.

Texto Anterior: Brasil cai para terceiro lugar no ranking da Fifa
Próximo Texto: Notas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.