São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruas de Dublin revivem a saga do personagem de James Joyce

ELAINE GUERINI
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE DUBLIN

Dublin, a capital da Irlanda, comemora hoje mais um Bloomsday.
Em homenagem a James Joyce (1882-1941), os dublinenses saem às ruas todo dia 16 de junho para reviver as peripécias de Leopold Bloom, o personagem central de "Ulisses", um dos clássicos do escritor.
Neste ano, a odisséia de Bloom completa seu 90º aniversário –toda a ação do livro se passa no dia 16 de junho de 1904 pelas ruas de Dublin. Inúmeros eventos (oficiais ou não) vão tomar conta da cidade durante o dia e também à noite.
A programação inclui sessões de leitura do livro, encenações de trechos, performances com o The Dublin Cultural Theatre Group, café da manhã no James Joyce Cultural Centre, almoços com menus especiais e competições.
Entre as atividades previstas, está uma caminhada guiada por Ken Monaghan, um sobrinho de Joyce. A novidade deste ano será a participação de mensageiros que vão cruzar a cidade com bicicletas antigas.
Seguindo a tradição, os dublinenses saem às ruas vestindo roupas da época eduardiana e seguem passo a passo o percurso de Bloom.
Os locais citados no livro, como o restaurante Davy Byrno's, por exemplo, ficam abarrotados e todos os visitantes comem e bebem o mesmo que Bloom.
"A cada ano, cresce o número de pessoas que celebram o Bloomsday", disse Robert Nicholson, 30, curador do James Joyce Museum e autor do livro "The Ulysses Guide", um guia completo com todos os locais interessantes para se visitar neste dia.
"Mesmo quem não conhece a obra de James Joyce acaba se divertindo. A data é uma boa desculpa para quem gosta de beber e rir com os amigos", afirmou Nicholson.
Segundo ele, o Bloomsday foi criado nos anos 50 por um grupo de escritores dublinenses. A data também é comemorada em outros países, como os EUA, mas nenhuma cidade oferece tantos eventos como Dublin.
"Ninguém faz uma festa tão animada como a nossa", completou Nicholson.
O professor Joseph Murphy, 40, que comemora o dia há 22 anos, disse que a festa é para todos. "Irlandês ou não, o participante só precisa ter boa disposição e muito senso de humor para aguentar a maratona", contou.
Depois de percorrer os cenários do livro "Ulisses", os participantes acabam mesmo num bom e velho pub. "Para repor as energias só mesmo uma cerveja Guinness".

Texto Anterior: São Paulo celebra a data com leitura de textos e "bebemoração"
Próximo Texto: Fé e amor são as pontes para Deus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.