São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
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Projeto revela 5 nomes do underground

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

A moda underground de São Paulo dá sinal de vida. Anderson Rubbo, Lorenzo Merlino, Alessandro Tierni, Lucio Praxedes e Sandro Brazil –todos com idade entre 20 e 27 anos– mostram pela primeira vez suas coleções em desfiles individuais a partir de hoje (e às terças e quintas do mês de junho) no projeto Cinco Nomes - Nova Costura (leia ao lado).
Entre eles, alguns denominadores. A penetração no mundo clubber (sem fazer, necessariamente, moda clubber), a influência das ruas e do dia-a-dia, com peças mais práticas, o uso das cores nas roupas contra a ditadura do preto, o olho na crise econômica e na falta de dinheiro –dos compradores e também a deles, já que alguns começaram a fazer moda para reforçar o próprio guarda-roupa.
Quem abre o projeto hoje é Anderson Rubbo, 21, um dos novos queridinhos de produtoras e editoras de moda. Conhecido por suas t-shirts com imagens tiradas de histórias em quadrinhos como Super-Homem, Penélope Charmosa e Irmãos Metralha, Rubbo mostra agora a outra parte de sua produção, como vestidos, minissaias de pano de prato e outros básicos. "Não quero ficar associado apenas às minhas camisetas", diz.
Lorenzo Merlino é o outro nome de mais projeção, entre os cinco participantes tdo evento. Foi finalista nacional do prêmio Smirnoff 93 com modelo confeccionado a partir de bexigas de boi. Nesta coleção, apresenta peças em materiais não-convencionais, com forte uso de tons pastéis e do branco.
Alessandro Tierni, 23, tem no look infantil seu ponto forte. Faz minissaias para homens (e para mulheres e homens), mais camisas e saias plásticas. Em seu desfile conta com participação da "bijoutière" Charlotte Maluf.
Lucio Praxedes, 27, trabalhou no ateliê do estilista cearense Lino Villaventura e tem há sete mesas sua marca Optical. Nesta coleção mistura materiais nobres com aspectos brasileiros, como na peça de veludo e sacos de farinha.
Sandro Brazil, 23, tem trabalho na área de multimarca, ou seja: cria sob outros nomes, como Boat e W3. Define suas peças como "clássicos renovados". O estilo é limpo e mais comercial.
Cinco Nomes tem curadoria do jornalista e promoter André Hildago, e do produtor de moda Cesar Fassina. Apresenta também vídeos das marcas Pág. 27, Escola de Divinos, Fora de Moda e Alexandre Herchcovitch para abrir cada noite. As roupas de cada estilista estarão à venda em bazares no local, nas sextas, sábados e domingos subsequentes aos desfiles da semana.

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