São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Araponga segue rastro de pinguim nazista

DAVID DREW ZINGG

Araponga segue rastrode pinguim nazista
O Velho Agente Dave continua sua busca na Patagônia
Na Patagônia (Chile)APatagônia fica muito perto de uma ponta do mundo, o Pólo Sul. Quando você viaja para lugares distantes, Joãozinho, deve estar pronto para encontrar surpresas. O Velho Explorador Dave encontrou sua surpresa quando descobriu que um compatriota gringo, um ex-mórmon chamado Robert Leroy Parker, havia estado na Patagônia antes dele. Consta que o sr. Parker não apenas passou por aqui algum tempo atrás mas que realmente viveu aqui.
A parte interessante da história é que vocês conhecem o sr. Parker por outro nome. Vocês o conhecem como Butch Cassidy.
No início dos anos 80 eu assisti a uma palestra dada pelos dois maiores escritores de viagens do mundo, na Real Sociedade Geográfica de Londres, um lugar muito chique. A palestra se chamava "Patagônia Revisitada".
Bruce Chatwin havia escrito um livro chamado "In Patagonia". Paul Theroux escrevera "The Old Patagonian Express". Foi Chatwin, bonito, charmoso e falador contumaz, quem contou a história sobre Butch Cassidy. Ele jurou que lera uma carta que Butch escrevera a um amigo no Utah, na Gringolândia. Na carta, Cassidy descrevia seu rancho na Patagônia, com "300 cabeças de gado e 1.500 ovelhas".
Depois de seu último assalto a banco, em 1910, Butch Cassidy, Sundance Kid e a mulher deste, Etta, foram a Fort Worth, Texas, e mandaram fazer um retrato do grupo deles três. Eles enviaram a foto ao gerente do banco que haviam acabado de limpar.
Depois disso a "familiazinha de três pessoas" foi a Nova York, onde Sundance Kid teria se tornado fã das óperas de Wagner, e acabaram na Patagônia, no tal rancho tranquilo, longe dos temidos detetives da agência Pinkerton. O dinheiro deles acabou e eles aplicaram suas aptidões em um banco no porto de Rio Gallegos, na Patagônia argentina. Os Pinkertons encontraram seu rastro e os três fugiram para a Bolívia, onde morreram, como você viu no filme.
Certo? Errado, disse Chatwin. Ele garante que traçar a história de foras-da-lei pode ser um empreendimento demente: os Pinkertons tinham três versões diferentes da morte de Cassidy em seus arquivos, e nenhuma delas na Bolívia. Chatwin disse que Butch e seus amigos retornaram da Bolívia à Patagônia em 1909; que o Sundance Kid morreu num enfrentamento com o Exército argentino, em 1910, e que o próprio Cassidy voltou aos Estados Unidos, onde morreu em sua própria cama.
Atenção, Arnaldo Jabor: o que você acha de a gente fazer "BC e o SK 2"?
A política chilena
Dirigir pela super-rodovia chilena em direção à democracia é uma coisa que exige muito cuidado por parte de todos os motoristas, especialmente os políticos.
Patricio Aylwin passou a presidência às mãos do democrata cristão Eduardo Frei dois meses atrás. A posse de Frei encerrou um círculo histórico: 24 anos antes seu pai havia passado o cargo ao esquerdista Salvador Allende.
A direita despachou Salvador Allende sumariamente. Depois de apenas três anos no poder, Allende estava morto. O general Augusto Pinochet assumiu o poder como chefe de uma junta militar e nele permaneceu por 16 anos.
Patricio Aylwin assumiu o poder das mãos de Pinochet em 1990 e cuidadosamente guiou o Chile de volta ao meio da estrada. O governo militar chegara ao fim, mas, num acordo que poderia haver sido imaginado em Sambalândia, Pinochet permaneceu como comandante-em-chefe do Exército.
Sob os termos do acordo, o ex-governo militar obteve o direito de aprovar a nova Constituição. As autoridades eleitas não podem tirar um comandante-em-chefe de qualquer ramo das Forças Armadas ou da polícia.
Isso deixou as coisas um pouco mal resolvidas, digamos assim. Aylwin, e agora Frei, são obrigados a se equilibrarem sobre uma corda bamba, entre as exigências expressas em alto e bom tom por aqueles que sofreram atrocidades sob o governo militar e os resmungos da direita e dos militares, de que Pinochet e o passado têm que permanecer intocados.
Aqueles pinguins...
Algumas palavrinhas sobre a busca do Velho Araponga Dave pelo Pinguim Que Marcha Como Um Nazista. É um trabalho muito árduo, Joãozinho. Existe uma reserva de pinguins em uma ilha situada ao largo de Puerto Natales, uma cidade patagônia que fica aqui perto. O problema é que os "carabineros" vigiam os pinguins como se eles fossem uma espécie de segredo de segurança nacional.
Estes são pinguins muito, muito grandes mesmo –é possível que sejam aqueles nazistas dos quais você me falou.
Por outro lado, existe uma organização secreta alemã que opera uma colônia "de caridade" no sul do Chile.
O lugar se chama Colônia Dignidade –soa um tanto quanto estranho, você não acha?
Soa como meu tipo de lugar. A colônia foi fundada logo após a Segunda Guerra Mundial por um autodenominado pastor alemão que fugia de acusações de abuso homossexual cometido contra menores de idade. A colônia desfrutou laços íntimos com o governo de Pinochet.
Grupos internacionais de defesa dos direitos humanos confirmaram relatos segundo os quais a polícia secreta utilizava as instalações particulares da Colônia Dignidade como lugar seguro para manter prisioneiros enquanto estes eram interrogados e torturados.
A colônia está sendo processada pelo novo governo chileno. Ela foi acusada de manter trabalhadores escravos, de cometer abuso sexual e fazer contrabando de armas.
Alguma coisa me diz que estou na pista certa, Joãozinho.
Mais tarde eu te conto sobre os pinguinzões.

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: O RANKING DA SEMANA
Próximo Texto: Cinema perde elegância de Mancini
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.