São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salseiros e jazzistas se reúnem em Aruba

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Salsa, mambo, "jazz fusion" e funk: essa é a fórmula do 7º Aruba Jazz & Latin Music Festival, que começa amanhã, na ilha caribenha de Aruba (25 km ao norte da costa da Venezuela).
Neste e no próximo fim-de-semana, astros da música latina, liderados pelo panamenho Rubén Blades, dividem o palco do Aruba Entertainment Center com vários jazzistas norte-americanos (veja programação ao lado).
Prestigiado no cenário internacional, graças à sua original receita sonora, o festival de Aruba tem conseguido balancear o jazz eletrificado com as diversas tendências atuais da música latina.
Centenas de brasileiros estarão entre as cerca de 20 mil pessoas que costumam frequentar o evento. Segundo a Aruba Tourism Authority, o Brasil envia uma média de 22 mil turistas por ano à ilha.
Realizado durante cinco dias consecutivos em 93, este ano o evento volta ao seu formato original. O que certamente não muda é o ambiente descontraído dos shows, sempre ao ar livre, embalados pela brisa marítima.
Para não perder o costume, o festival se abre com uma atração arubenha: Sharon Rose. Depois é a vez da veterana banda "fusion" norte-americana Yellow Jackets, já conhecida ao vivo no Brasil.
Porém, a grande estrela da noite é mesmo o cantor porto-riquenho José "Cheo" Feliciano. Dono de uma poderosa voz de barítono, o ídolo da música latina romântica já trabalhou ao lado dos mestres Tito Puente, Machito e Eddie Palmieri.
No sábado, o programa tende para o jazz de fusão. Além da banda The Ripppingtons, aparece também a saxofonista holandesa Candy Dulfer, que tem uma atração especial pelo jazz-funk.
Quem fecha essa noite é a banda cubana Los Van Van. Comandada pelo maestro Juan Formell, a orquestra promete transformar o estádio arubenho em um grande baile, com suas salsas e mambos.
A temperatura certamente subirá mais no domingo. Logo após a atração local Ami Mendez, sobe ao palco o elenco de astros do selo americano GRP, com destaque para o trompetista cubano Arturo Sandoval, o baixista John Pattituchi e o saxofonista Tom Scott.
Mas, quem tem tudo para ser o favorito do público é o salseiro e ator Rubén Blades, que após ser derrotado nas últimas eleições presidenciais do Panamá, no mês passado, investe de novo na música.
No próximo fim-de-semana, o destaque fica com o trombonista porto-riquenho Willie Colon e os jazzistas Earl Klugh e Bob James.
Várias agências de turismo oferecem pacotes para o festival. Outras informações podem ser obtidas com a Aruba Tourism Authority, pelo tel. 00297-8-23777.

Texto Anterior: Polícia Militar conta a história pela metade
Próximo Texto: Legião Urbana faz shows em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.