São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leve na mala o bom, o bonito e o prático

SIMONE GALIB
DA REPORTAGEM LOCAL

"Despachar muita bagagem é procurar problemas", diz o ator William Hurt na pele do escritor Macon Leary, o cauteloso autor de guias de viagens do filme "O Turista Acidental".
Mas quem segue à risca esse conselho? O momento de arrumar as malas, para muitos, é a hora do caos. O que levar?
Arrumar malas é uma arte, um trabalho que exige poder de síntese, bom senso e, claro, bom gosto. Não adianta carregar quilos de roupas ou uma mala enorme só de sapatos, como costuma fazer a atriz Cláudia Raia. Dificilmente, você conseguirá usar tudo isso ao mesmo tempo. É peso inútil.
A bagagem deve ser uma síntese da personalidade de seu dono, uma seleção precisa de peças e acessórios que combinem entre si.
Opte pelos tecidos sintéticos, como as microfibras e malhas. Roupas de linho são chiques e clássicas, mas amassam demais. Prefira os crepes de seda, musselines e veludos (puros ou sintéticos).
Veludos lisos, canelados, molhados e malhas, associados com lycra, formam um dos hits da estação. Podem ser usados (dependendo do modelo) tanto no inverno quanto no verão. Um vestido de veludo-combinação, por exemplo, cai muito bem com uma camisa de crepe na meia-estação.
Evite cores berrantes. Prefira as clássicas e escuras, que você usa mais vezes e economiza em lavanderia. São fundamentais o preto, o cinza, o creme e os tons crus. Dão muito mais jogo de combinação.
Seja qual for o seu estilo, o jeans básico, as camisetas e camisas de tricoline brancas sempre acabam funcionando como bons curingas. Mesmo se for enfrentar o verão da Europa ou dos EUA, ponha na mala um blazer. Os americanos e europeus abusam do ar-condicionado.
A mesma dica vale para quem vai assistir a primeira fase da Copa na ensolarada Califórnia. Sempre venta muito em San Francisco, cidade-sede da seleção brasileira, e à noite a temperatura cai bastante.
Se o roteiro for a América do Sul, leve muitas malhas, um bom mantô, calças (ou meias) de lã e uma bota. Já faz bastante frio em Buenos Aires e os preços na Argentina andam salgados demais para compras. Um bom blazer de lã não custa menos que US$ 600 (CR$ 1,2 milhão).
Roupas impermeáveis (para neve), que ocupam espaço demais na mala, podem ser alugadas nas próprias estações de inverno.

Texto Anterior: Reserve o teatro com um simples telefonema
Próximo Texto: Não aceite a má qualidade dos serviços
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.