São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
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Como não 'entrar numa fria'

SIMONE GALIB
DA REPORTAGEM LOCAL

Alguns procedimentos básicos ajudam a evitar transtornos. Veja as dicas do Procon, da Embratur e da AVA.
Antes de procurar a agência, consulte pessoas que já utilizaram seus serviços e veja se está cadastrada na Embratur ou Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens).
Leia o contrato atentamente e peça detalhes do roteiro (passeios, refeições, categoria do hotel, tipo de quarto etc). Folhetos e propaganda integram o contrato e servem de documento caso haja problemas.
Faça uma pesquisa de preços comparando serviços semelhantes. Milagres não existem. Não dá para ir a Disney com US$ 50. Se o desconto for grande demais em relação à concorrência, desconfie.
Em relação a atrasos de vôos ou problemas com empresas aéreas, registre a queixa nos postos de Departamento de Aviação Civil (DAC) nos aeroportos. Guarde todos os comprovantes de refeições, despesas com telefonemas e hotel para poder acionar a Justiça na volta. (SGa)

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