São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Método alia arte à alfabetização

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Combinar alfabetização ao incentivo a atividades culturais foi a fórmula adotada por empresas preocupadas em adequar seus funcionários às novas tecnologias.
Na Método Engenharia, 200 operários foram alfabetizados desde 87, por meio do projeto Educar para o Amanhã. Atualmente, cerca de 40 alunos assistem as aulas nos canteiros de obra.
Às sextas-feiras, o bê-a-bá é substituído por atividades como pintura, escultura em argila e desenho, inspirados por temas da cultura nordestina.
Há três anos, uma turma de alunos foi além dessas tarefas. Confeccionou o material do bumba-meu-boi, ensaiou as canções nos sábados e apresentou o espetáculo para os demais funcionários.
"Tentamos valorizar os elementos da cultura do trabalhador no processo de aprendizado", explica Helena Alves de Macedo, 40, assessora de RH da Método.
A empresa também possibilitou aos trabalhadores visitas a locais históricos de São Paulo, como o Museu de Artes Sacras, o Museu do Ipiranga e o Pátio do Colégio. Em uma passagem pela Casa do Bandeirante, um dos operários contribuiu mais que o professor.
"Ele sabia operar o antigo engenho que havia lá e nos ensinou como era o processo de fabricação do açúcar", conta Helena. (DCM)

Texto Anterior: Estratégia indica a melhor platéia
Próximo Texto: EMPRESAS PATROCINAM ATIVIDADES CULTURAIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.