São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crime alivia crise da Iugoslávia

The Wall Street Journal

THE WALL STREET JOURNAL
DE NOVA YORK

Os sérvios, ao que parece, conseguiram o milagre econômico do século. A inflação da Iugoslávia, que no início do ano dobrava em questão de horas, agora está perto de nada.
As lojas oferecem uma grande variedade de importados. Tudo isso num país afetado pelas guerras nas vizinhas Croácia e Bósnia e sob embargo internacional.
Apesar de o governo ter parado a impressão ininterrupta de dinheiro, a nova disciplina fiscal é impulsionada por narcotraficantes, contrabandistas e gângsteres que agem na Europa, diz o "WSJ", em reportagem de Roger Thurow.
Na essência, as gangues geram o dinheiro vivo necessário para manter o país e sustenta o esforço na guerra da Bósnia. O fluxo de moedas estrangeiras é fundamental para manter o dinar estável.
Isto tem criado a ilusão de fartura em uma terra pobre, permitindo ao presidente Slobodan Milosevic dissipar tensões sociais e manter-se no poder, diz o "WSJ".
Mas ministros rejeitam as suspeitas da polícia e da diplomacia ocidental de que o governo esteja por trás dos criminosos, afirmando que as gangues são controladas por líderes paramilitares ou mafiosos, afirma o "Wall Street".

Texto Anterior: Estratégia da Opep faz subir preço do petróleo
Próximo Texto: Leia alguns dos destaques de ontem da imprensa internacional:
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.