São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
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Citroen inicia vendas do modelo Xantia

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Importadora XM, representante oficial da francesa Citroen no Brasil, apresentou na última terça-feira, em São Paulo, o Xantia.
Dotado de alta tecnologia e suspensão "inteligente", o modelo concorre na faixa de US$ 51 mil.
O Xantia foi lançado em março de 1993 na França. Chega ao Brasil em duas versões.
A versão Xantia 16S (o S é abreviação de "soupape", válvula em francês) é mais esportivo.
O VSX-A, com motor mais "manso" e câmbio automático, é um confortável sedã familiar.
Desenhado pelo estúdio italiano Bertone, o carro é atraente.
Os motores de ambas as versões têm a mesma cilindrada, 1.998 cc.
A diferença de potência no 16S (156 cv contra 124 cv no VSX-A) fica por conta do cabeçote de 16 válvulas e do sistema de injeção de combustível multiponto, mais esportivo. O 16S tem ainda coletor de admissão especial (ACAV).
O desempenho é bem diferente entre as versões: o 16S chega a 213 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, segundo dados de fábrica.
O Xantia VSX-A atinge 195 km/h e chega aos 100 km/h em 11.9 segundos.
O ponto alto dos modelos é a suspensão "inteligente", tradição da marca. Um sistema hidráulico controlado por computador permite regulagens para qualquer uso.
A suspensão, denominada Hidractive 2, permite até levantar uma das rodas do chão para trocar pneu ou rodar com um pneu furado até o socorro mais próximo.

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