São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Citroen inicia vendas do modelo Xantia
LUCIANO SOMENZARI
Dotado de alta tecnologia e suspensão "inteligente", o modelo concorre na faixa de US$ 51 mil. O Xantia foi lançado em março de 1993 na França. Chega ao Brasil em duas versões. A versão Xantia 16S (o S é abreviação de "soupape", válvula em francês) é mais esportivo. O VSX-A, com motor mais "manso" e câmbio automático, é um confortável sedã familiar. Desenhado pelo estúdio italiano Bertone, o carro é atraente. Os motores de ambas as versões têm a mesma cilindrada, 1.998 cc. A diferença de potência no 16S (156 cv contra 124 cv no VSX-A) fica por conta do cabeçote de 16 válvulas e do sistema de injeção de combustível multiponto, mais esportivo. O 16S tem ainda coletor de admissão especial (ACAV). O desempenho é bem diferente entre as versões: o 16S chega a 213 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, segundo dados de fábrica. O Xantia VSX-A atinge 195 km/h e chega aos 100 km/h em 11.9 segundos. O ponto alto dos modelos é a suspensão "inteligente", tradição da marca. Um sistema hidráulico controlado por computador permite regulagens para qualquer uso. A suspensão, denominada Hidractive 2, permite até levantar uma das rodas do chão para trocar pneu ou rodar com um pneu furado até o socorro mais próximo. Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: Mitsubishi vende mais no atacado; Revenda VW realiza promoção este mês; Aberta inscrição para prêmio de segurança; Autolatina faz acordo e Chrysler trará Jeep; Ford monta esquema para peças do Taurus; Nissan abre revenda Ventura no Morumbi Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |