São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
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CARTAS

"Comprei um Monza na Brasvel em setembro do ano passado. Notei um aquecimento anormal na cabine de passageiros, mesmo com temperatura externa amena. Após rodar alguns minutos, o ambiente do carro torna-se insuportável, o que obriga a ligar constantemente o ar-condicionado. Procurei solucionar a questão junto ao escritório regional da GM, na Brasvel e na Motorauto, sem sucesso. Informaram que a solução seria a instalação de isolante térmico na tomada do ar de ventilação do carro, evitando que o calor do motor invada a cabine. A GM não fornece esse tipo de componente. Trata-se de um problema de projeto, sem solução."(Elson Luiz de Almeida Pimentel - Belo Horizonte, MG)
A GM informou que o veículo foi encaminhado ao concessionário Motorauto para os reparos necessários.
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"Gostaria de saber a diferença entre a Parati GLS e a GL 1.8 em aerodinâmica e qual o consumo da Parati 1.6 a álcool?"(David Silveira - São Paulo, SP)
A Volkswagen informou que não há diferença mensurável entre a aerodinâmica da Parati GL 1.8 e da GLS 1.8. Quanto ao consumo de combustível do motor AP-1.600 a álcool, os valores estimados são de 8,6 km/l em trânsito urbano e 11,7 km/l em estrada, de acordo com a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas, conforme consta no manual de instruções do carro.
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"Fui informado de que o Logus foi modificado em sua suspensão dianteira, tendo recebido `raio negativo de rolagem'. Gostaria de saber se é real essa modificação e em que mês se iniciou a produção do modelo com a alteração?"(Silvio Kava - Canoinhas - SC)
A Volkswagen esclareceu que modificações no produto são constantes em seus veículos, de ordem técnica ou de estilo. Informou que o raio negativo de rolagem é predominante no Logus desde o seu início de produção.
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"Gostaria que minha carta, acompanhada do desenho da lateral de um novo carro que projetei para a Fiat, chegasse até a montadora."(Marcelo Marciano dos Santos - Belford Roxo, RJ)
Sua carta foi encaminhada à Fiat.
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"Em novembro do ano passado procurei a concessionária Vigorito para adquirir uma peça. Ao visitar a seção de carros novos, a vendedora me ofereceu a possibilidade de adquirir um Corsa e concordei. Fui então informado que meu nome seria um dos primeiros a constar de uma lista, a ser convidada para fechar negócio. Houve o lançamento em fevereiro e fui esquecido. Na segunda quinzena de março entrei em contato com a Vigorito e fui informado de que, devido às poucas unidades recebidas, não poderia ser atendido. Asseguraram que poderiam garantir a entrega caso houvesse interesse em participar de um grupo formado por dez pessoas, pagando dez prestações mensais, além de um adicional de 10% a título de taxa de administração do consórcio. Não concordei. A vendedora deu nova previsão, para início de maio. No dia 18 de maio telefonei para a vendedora. Desta vez fui informado de que a GM encontrava-se com sérios problemas para entregar o Corsa e que em virtude disso não haveria mais qualquer previsão. No dia 21 fui verificar pessoalmente se esse descaso era mesmo real e o vendedor me disse que era isso mesmo. Fiquei desolado, pois quando tanto se fala em qualidade, em melhor atendimento e respeito ao cliente, vemos que tudo não passa de teoria. Finalizando, sugiro que a GM abra mão do incentivo fiscal, uma vez que ele não traz vantagens para o consumidor."(Francisco Carlos de Araujo - Guarulhos, SP)
A GM informou que a procura pelo Corsa superou suas expectativas, mas que está gradualmente aumentando a produção do carro, com previsão de regularização até o final do ano. Esclareceu ainda que a disponibilidade de unidades para consórcio se dá em virtude da exigência legal de entregar o bem no prazo de 30 dias, no máximo, após a data de contemplação.
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"Comprei uma Parati CL 1.6, zero km. Embora com certa deficiência na atuação do freio, segui a orientação do manual e aguardei até a revisão dos 3.000 km. Reclamei do problema e me informaram que era normal. Não satisfeito, levei o carro diretamente ao atendimento de clientes da fábrica, para inspeção. O técnico me informou que o freio estava dentro do previsto para o modelo 1.6 e que somente no modelo 1.8 as pastilhas de freio são maiores. Estou indignado que uma montadora como a VW tenha de usar tais artifícios para baratear seus carros. Gostaria de saber se realmente o sistema de freio do meu carro é menos eficiente do que do modelo 1.8, para que eu possa comprar um carro seguro."(Paulo Kramer - Diadema, SP)
A Volkswagen informou que o modelo foi submetido a testes dinâmicos e os resultados comprovaram que as respostas às frenagens estão dentro das especificações técnicas previstas.
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"O Conar deveria proibir a veiculação do comercial da perua Omega. O anúncio, filmado num ambiente rural, é absurdo. O carro não resiste a uma estrada não- pavimentada. A baixa `saia' do pára-choque traseiro, projetada para uma autopista alemã, se quebra inteira em qualquer lombada. É um utilitário totalmente impróprio às condições do país."(Luiz Eduardo Reis de Magalhães - São Paulo, SP)

MANUAL DO PROPRIETÁRIO
Os interessados em manuais da Ford devem escrever para Caixa Postal 5.064, CPI 2.043, CEP 09870-900, São Bernardo do Campo, SP, anexando à carta uma cópia do certificado de propriedade do veículo. Fiat, Volkswagen e GM recomendam a procura em revendedores. Elas não atendem diretamente o consumidor.

PARA ESCREVER
Envie sua carta para caderno Veículos, Redação, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01290-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. As cartas só serão respondidas através desta seção.

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