São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
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Honda 750 mostra fôlego contra importadas

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Honda CBX 750F Indy nacional mostra que ainda tem fôlego para enfrentar as importadas.
Com motor de quatro cilindros em linha refrigerado a ar de 747 cc e 83 cv, apresenta desempenho à altura de motocicletas estrangeiras similares.
O modelo nacional perde em tecnologia empregada. Quando foi lançado, em 1986, tinha mais recursos técnicos.
Trazia aro de 16 polegadas na dianteira (melhor para altas performances) e sistema anti-mergulho na suspensão dianteira (que impede a frente de afundar em freadas fortes, com perda de estabilidade).
Hoje monta aros de 18 polegadas nas duas rodas e a suspensão dianteira é convencional.
Mesmo assim proporciona boa estabilidade ao piloto e permite longas viagens com segurança.
Adaptada às condições do país, a maior moto nacional tem como pontos a favor a facilidade de manutenção em toda a rede de revendas Honda do país e o menor custo de manutenção.
Tem ainda a "segurança" extra de não chamar tanto a atenção quanto uma importada.
Custando 12,4 mil URVs, concorre em preço com as japonesas Suzuki ZSX 750F, de US$ 12,5 mil e Kawasaki VN 500, de US$ 12 mil. O dólar comercial é praticamente equivalente à URV.
A dirigibilidade do modelo é agradável. Com força em baixas rotações para o uso urbano e agressividade em regime elevado de giros (para tocadas esportivas ou ultrapassagens em estradas), o motor de 750 cc é mais do que se pode usar nas estradas brasileiras.
O motor tem quatro carburadores e quatro válvulas por cilindro, com radiador de óleo. É bastante conhecido e confiável.
A maneabilidade em cidade é favorecida pelo baixo peso, de 252 kg, além da pequena largura, que permite a passagem em locais estreitos.
O design do modelo, dotado de carenagem integral, ainda é atual e agradável, apesar de já não ser mais a última moda em estilo.
Com grafismo renovado a cada ano, o modelo consegue manter-se atraente. Ainda infunde aquele providencial respeito.
Como pontos fracos surgem a ausência de protetores para a mão, o que aumenta o frio em viagens longas. O acessório poderia ser oferecido como opcional.
A ausência de bagageiro para amarrar bagagem é um obstáculo extra em longas viagens. Acondicionadas sobre o banco, no lugar do garupa, as malas têm maior tendência a escorregar.
Os espelhos retrovisores também são pequenos demais, dificultando a visão para trás.
O modelo tem freios com discos duplos na frente e disco único na traseira. A grande motocicleta pára em distâncias seguram mesmo em velocidades elevadas.

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