São Paulo, sábado, 25 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seis filmes brasileiros estão no Festival de Tróia

JAIR RATTNER
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE LISBOA

O filme "Kika", do espanhol Pedro Almodóvar e o polonês "A Fraternidade é Vermelha", de Krysztof Kieslowsky são as principais atrações do 10º Festival de Cinema de Tróia, que começa hoje.
Com sede numa estância turística da península de Tróia, a 50 quilômetros ao sul de Lisboa, é o mais importante festival de cinema realizado em Portugal.
"O Festival está voltado para quem trabalha no cinema, atores, diretores e críticos", afirma o organizador do evento há dez anos, Mário Ventura Henriques, 57.
Serão apresentados filmes em salas de mais quatro cidades: Lisboa, Setúbal, Palmela e Grândola. A abertura do festival terá o primeiro filme de David Lynch, "Eraserhead". Até o dia 2 de julho, mais de cem filmes serão exibidos em quatro mostras competitivas e três de informação.
Além da mostra principal, com 16 filmes de 15 países, as principais seções competitivas vão ser de Primeiras Obras, O Homem e a Natureza e Independentes Americanos.
Três ciclos temáticos também serão apresentados: um sobre história, outro sobre o cinema brasileiro desconhecido e um terceiro que se chama "A Outra Margem".
O ciclo "O Cinema na História" este ano vai ter como tema os 20 anos da revolução de 25 de abril. A secção "A Outra Margem" é dedicada a cada ano a um setor minoritário marginalizado na sociedade.
Filmes brasileiros
Seis filmes brasileiros estarão presentes no festival.
Com o filme "O Mágico e Delegado", de Fernando Coni Campos, será inagurado o ciclo Cinema Brasileiro Desconhecido.
Além do filme de Coni, esta mostra vai incluir "Sermões: A História de Padre Antônio Vieira", do maldito Júlio Bressane.
Nas mostras competitivas, são três os filmes brasileiros concorrendo. "Vagas para Moças de Fino Trato", de Paulo Thiago, na competição oficial, "A Saga do Guerreiro Alumioso", de Rosemberg Cariry, na seção primeiras obras, e "Rito Krahô", de Heins Forthmann na seção O Homem e a Natureza.
Também vai passar "A Terceira Margem do Rio", de Nelson Pereira dos Santos, fora das mostras competitivas e temáticas.
Homossexuais
Este ano, haverá uma mostra competitiva de filmes sobre homossexuais. Virá a Lisboa a cineasta alternativa alemã Monika Treut, com dois filmes: "Female Misbehaviour" e "My Father is Coming".
O júri principal vai ser dirigido pelo escritor italiano Antonio Tabucchi. Entre os membros estão os escritores Dennis West, dos EUA, José Cardoso Pires (português), o cineasta inglês Andy Engel e o argentino Marcelo Cespedes.
Na mostra oficial, estarão filmes como "Lispstick", do austríaco Robert Adrian Pejo, e "La Estrategia del Caracol", do colombiano Sérgio Cabrera.
Na mostra de independentes americanos, entre os filmes que vão ser apresentados estão "A Hard Rain", de Dennis Gordon e, "Bad Apples", de Rayn Lein.
Apesar de ser um festival secundário no cinema europeu, tem aumentado. No ano passado, mais de 25 mil pessoas foram ao festival e este ano nem a concorrência das atrações de Lisboa Capital Cultural Européia assusta.
Para os profissionais do cinema, uma das atrações será um workshop de montagem. Orientado pelo polonês Kieslowsky, terá a participação do seu colaborador Jacques Witta.

Texto Anterior: VERBETES
Próximo Texto: Copa confronta hegemônicos e messiânicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.