São Paulo, sábado, 25 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Impasse cerca escolha do sucessor de Delors

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

A escolha do novo presidente da Comissão Executiva da União Européia tornou-se um novo foco de desunião entre seus 12 países-membros.
O cargo executivo, ocupado há dez anos por Jacques Delors, é o mais importante da UE. O posto ganhou mais poderes durante a gestão do francês, que deixa o posto em janeiro.
Alemanha, França e outros seis países menores apóiam para o cargo o primeiro-ministro da Bélgica, Jean-Luc Dehaene, 53.
Ele é considerado um federalista (quer dar mais poder à união, em detrimento dos governos dos países-membros), do mesmo modo que o chanceler (premiê) alemão, Helmut Kohl, principal defensor de sua candidatura.
A sua provável eleição é vista como mais um sinal da crescente hegemonia alemã dentro da UE.
Já o primeiro-ministro britânico, John Major, que é antifederalista, defendia a eleição de seu ex-colega de gabinete Leon Brittan, 54.
O ex-comissário britânico de Comércio junto à UE tentava surgir como candidato "de consenso" com a Holanda mantendo a candidatura de seu próprio premiê, Ruud Lubbers, 55.
Assessores de Kohl já deixaram clara sua insatisfação com a insistência holandesa. Eles lembraram que o país é o mais antigermânico da UE e foi o que mais se opôs à reunificação alemã em 1990.
Kohl e o anfitrião, o primeiro-ministro (socialista) Andreas Panandreu, querem escolher o sucessor de Delors ainda em Corfu, para não haver a necessidade de se convocar uma cúpula extra em Berlim nos próximos meses.
Houve duas tentativas para se chegar a um acordo. Na primeira votação, Dehaene obteve oito votos contra três de Lubbers. O candidato britânico foi apoiado apenas pelo Reino-Unido.
Numa segunda votação, Dehaene obteve o apoio de dez países e Lubbers de dois. Nova reunião estava marcada para as 10h de hoje (4h, horário de Brasília). (SM)

Texto Anterior: UE e Rússia acertam a cooperação econômica
Próximo Texto: Tropas russas fazem hoje último desfile militar nas ruas de Berlim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.