São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que são as pragas do Egito

DA REPORTAGEM LOCAL

As pragas lançadas sobre o Egito estão no Velho Testamento.
São dez as provações que o faraó e seu povo sofreram, antes que os judeus fossem autorizados a iniciar, com a travessia do Sinai, o caminho para a Terra Prometida.
Moisés e seu irmão Aarão não conseguem convencer o faraó de que possuem um Deus poderoso após a transformação de um cajado em serpente.
Começam, então, as sucessivas pragas provocadas por Deus. Ramsés 2º (seu nome não aparece) promete autorizar o êxodo dos judeus, mas depois recua e insiste em mantê-lo sob seu domínio.
É assim que toda a água é convertida em sangue, rãs invadem casas e estábulos e os mosquitos surgem tão numerosos que cobrem e picam bichos e pessoas, o mesmo acontecendo, na praga seguinte, "com toda a casta de moscas".
A seguir uma peste mata animais, úlceras deformam animais e homens, vem uma chuva de pedras, uma nuvem de gafanhotos e, a seguir, trevas se abatem sobre todo o Egito.
O faraó se curva ao Deus de Moisés só com a última das pragas: a morte dos primogênitos.
Os judeus, como povo diferenciado, saem incólumes de todas essas catástrofes.

Texto Anterior: Ninguém decide se o mosquito é federal, estadual ou municipal
Próximo Texto: Taxa de analfabetismo é de 40%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.