São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretária não pode descuidar da gramática e da organização

DA REDAÇÃO

Português correto, organização e método são atributos indispensáveis a toda secretária que trabalhe em nível executivo.
O descuido com esses itens na elaboração do currículo pode causar a perda de uma oportunidade de emprego.
Há alguns erros gramaticais na redação do currículo de Marta Brêda Melo, candidata a uma colocação como secretária.
A observação é de Heloísa Cintra Friederichs, 39, da Benatti & Associados, consultoria de recolocação profissional de executivos de média gerência.
A palavra "contato", por exemplo, aparece com grafias diferentes ("contato" e "contacto", ambas corretas). Erros de digitação são igualmente imperdoáveis para o cargo almejado.
A falta de organização, de método e de informação na elaboração do documento também chamaram a atenção da consultora. "São dados que evidenciam dispersão."
Heloísa alerta que a imagem de um currículo pode ser a imagem do candidato. "Até parece que não foi ela quem elaborou o currículo", comenta Heloísa.
Nos dados pessoais, por exemplo, Marta usa as palavras "favor" e "serviço" para especificar os números de telefones para contato. "Desconheço esses termos", diz a consultora.
Segundo ela, esse exemplo demonstra desatualização. O mais correto seria utilizar as expressões "telefone para recado" e "telefone comercial".
Listar as experiências profissionais na ordem cronológica direta constitui outro erro grave. Recomenda-se sempre que as atividades sejam dispostas em ordem cronológica inversa –do último para o primeiro emprego.
Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise de consultores e publicação nesta seção, para o Caderno Empregos – Seção "Seu Currículo" – al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação parcial ou total das informações nele contidas.

Texto Anterior: O contrato de trabalho pode ser alterado?
Próximo Texto: CANDIDATO NÃO DEVE OMITIR INFORMAÇÕES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.