São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha publica Harold Bloom

DA REDAÇÃO

A partir desta edição, a Folha passa a publicar mensalmente artigos de Harold Bloom, um dos mais importantes críticos dos EUA.
Professor de literatura nas universidades de Yale e Nova York, Bloom criou, em "A Angústia da Influência" (ed. Imago), a idéia de que todo poeta vive um embate estético com algum predecessor.
Dessa forma, a definição de uma poética não se dá estritamente a partir do texto (como no estruturalismo francês ou no "new criticism" norte-americano), mas pelo movimento de repetição, desvio ou complementação que rege a leitura –ou "desleitura"– de um poeta por outro.
Além de "A Angústia da Influência", seus livros já publicados no Brasil são "Cabala e Crítica", "O Livro de J" (com David Rosenberg), "Poesia e Repressão" (todos pela Imago) e "Abaixo as Verdades Sagradas" (Companhia das Letras).
No segundo semestre desse ano, a Imago lançará "Um Mapa da Desleitura" e, em 1995, "The Western Canon" (O Cânone do Ocidente), que segundo o próprio Bloom é seu livro mais importante.

Texto Anterior: Deluy defende poesia antilírica
Próximo Texto: INDICAÇÕES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.