São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994 |
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Como montar uma loja de conveniência? Péricles de Souza, São José do Rio Preto, SP A loja de conveniência é um negócio recente no Brasil, mas tem experimentado um crescimento excepcional nos últimos cinco anos. O setor é quase totalmente dominado pelo sistema de franquia, que fechou o ano passado com mais de 250 pontos de vendas. A maior parte das lojas se concentra nos postos de combustíveis. Mas, isso não quer dizer que o empreendimento não seja viável em outros pontos comerciais. A loja de conveniência –misto de mercearia e lanchonete– é o tipo de comércio direcionado para consumidores que dão valor à comodidade e à praticidade. O estabelecimento deve oferece o máximo de facilidade ao consumidor, grande variedade de produtos e, naturalmente, funcionar durante 24 horas. Para montar uma loja de conveniência é necessário fazer uma pesquisa para verificar a viabilidade mercadológica do negócio em sua cidade. O investimento inicial de uma loja de conveniência depende de vários fatores, como tipo da loja, linha de mercadorias, área física disponível e grau de sofisticação. Para montar uma loja com área física de 40 m2, por exemplo, seria necessário pelo menos US$ 15 mil para os custos de implantação. Esse investimento inclui montagem da empresa, compra do ponto, despesas contratuais de aluguel, adaptação do imóvel, montagem de placas e letreiros, compra de balcões, vitrines para frios, vitrines para alimentos quentes, balcão do caixa, estantes, mesas e utensílios em geral. É preciso mais US$ 100 mil para a formação do estoque inicial de mercadorias e uma reserva técnica para as despesas iniciais de administração da empresa. Se tudo correr bem, uma loja de conveniência pode faturar até US$ 10 mil por mês e, assim, o capital aplicado poderá retornar em menos de um ano. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae. Texto Anterior: Franqueado brasileiro é jovem e tem pouco dinheiro Próximo Texto: Empresa instala sanitário 'portátil' Índice |
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