São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homens e hipopótamos fogem da água

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro toma menos banho, usa menos sabonete e gasta menos água no inverno. Apesar do banho diário ser um hábito consagrado no Brasil, basta o termômetro baixar para que a postura se modifique.
É o que mostram os dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), da ABC (Associação Brasileira de Cosméticos) e do Sindicato das Indústrias de Perfumes e Produtos de Toucador de São Paulo.
Nos meses de inverno, há redução de 15% na venda de sabonetes acompanhada de queda, de também 15%, no consumo de água.
A economia de água começa na própria Sabesp, onde o responsável pela divulgação dos dados da empresa, Márcio Riscala, confessa: "Normalmente tomo dois banhos por dia. No inverno não me arrisco a tomar o da noite".
Mas existem truques que transformam o banho no inverno uma atividade menos torturante.
A atriz Giovana Gold dá uma receita: "Quando estou em hotel ou num lugar que eu não pague a conta de luz, ligo o chuveiro bem quente e deixo o vaporzinho se espalhar pelo banheiro, para ficar quente."
O maestro Diogo Pacheco, por exemplo, vai à Europa para fugir do inverno brasileiro. "Lá é verão quando aqui está frio".
O biólogo Luiz Antônio Bezerra de Mello Lula, do Zoológico de São Paulo, afirma que alguns bichos também mudam os hábitos durante o inverno.
O hipopótamo, por exemplo, prefere entrar na água no fim da tarde, quando a temperatura aumenta um pouco.
"A água absorve o calor e acaba ficando mais quente e agradável que a temperatura do ar e os animais sentem isso", diz.

Texto Anterior: Chocolate ganha força com queda de temperatura
Próximo Texto: Banho quente pode ressecar a pele
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.