São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
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Vendas exige novo perfil

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

As pesquisas são unânimes ao apontar que executivos das áreas de marketing e vendas a princípio enfrentam menos dificuldades na hora de procurar um emprego.
Na pesquisa da Laerte Cordeiro & Associados, a área foi a campeã de demanda em junho, com 42% –o mesmo percentual de maio.
Já a Andersen Consulting concluiu que o segmento respondeu por 30% da procura em São Paulo, em maio, abaixo apenas da área de finanças, com 32%.
"As áreas de marketing e vendas nunca deixam de ser importantes, mesmo em períodos de crise", afirma Rubens Panelli, 57, diretor do Grupo Executives Empresarial.
O fato de ser essencial para uma empresa, no entanto, não garante estabilidade ou fácil recolocação a esses executivos.
Segundo Oswaldo Luiz Donatelli, 51, sócio da Potencial Recrutamento e Seleção de Profissionais, o perfil de executivos da área de vendas tem passado por profundas alterações.
"O gerente-vendedor, bom de vendas da porta para fora, está em baixa no mercado", diz Donatelli. "As empresas estão preferindo contratar profissionais capazes de realizar vendas qualitativas."
Isso significa que estão em vantagem os raros gerentes de venda com capacidade de planejamento.
Embora busquem esse perfil de profissional, empresas e consultorias estão encontrando dificuldades para encontrá-lo no mercado.
Uma indústria nacional do ramo de alimentos, com 11 mil funcionários e 800 milhões de faturamento, demorou quatro meses para selecionar e contratar dois executivos de vendas com esses atributos.
Segundo Donatelli, a empresa chegou a reduzir as cotas de vendas para que seus gerentes pudessem desenvolver o novo perfil. Poucos tiveram sucesso.(DCM)

Colaborou Ana Astiz

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