São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berlim comanda sucessão européia

DO "EL PAÍS"

A Alemanha está avançando lentamente e com grande sigilo na resolução da enorme confusão criada no Conselho Europeu de Corfu no final da semana passada, quando o Reino Unido vetou a escolha do primeiro-ministro belga, Jean-Luc Dehaene, como sucessor de Jacques Delors na presidência da Comissão Européia.
Foi o único voto contra. Os outros 11 países europeus votaram por Dehaene, mas a decisão tem de ser por unanimidade.
}Os três candidatos (Dehaene, o premiê holandês, Ruud Lubbers, e o candidato britânico (Leon Brittan) eram e são bons, disse o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Klaus Kinkel.
}Não se pode tirar Dehaene como um sapato depois de tê-lo apoiado, completou, ao iniciar viagem pelas capitais da Europa articulando um novo candidato.
Kinkel esteve em Londres e Dublin. Deve percorrer ainda Paris, Bruxelas, Roma, Madrid e Lisboa. Sua função oficial é apresentar a presidência da União Européia, que é ocupada por um dos países membros a cada seis meses e, agora, cabe à Alemanha.
É preciso achar, no entanto, um candidato capaz de chegar ao consenso até o dia 15, quando a cúpula se reunirá em Bruxelas.
A Alemanha tenta ainda convencer o resto da Europa a incluir a presidência da CE num pacote que coordenaria postos diretivos de organizações internacionais.
Esse pacote incluiria a secretaria geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a da União da Europa Ocidental, a direção geral da Organização Mundial de Comércio e também a da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Texto Anterior: Atentado em Ruanda mata 16 e fere 20; Ministro francês não crê em paz na Bósnia; Carter vai ao Japão após viagem à Coréia; Explosões atingem quartel em Belfast; Ataque a Cabul mata 14 pessoas e fere 90
Próximo Texto: Dehaene é o homem da esferográfica; Premiê belga agora enfrenta crise interna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.