São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Dá para montar uma loja com US$ 10 mil
ROBERTA JOVCHELEVICH
No início, o estoque pode ser pequeno, pois a reposição dos modelos em exposição pode ser feita conforme as vendas e a procura. "O importante é ter variedade e pelo menos um item de cada para o cliente não ir buscar em outro lugar", recomenda Marcelo Bellotti, 32, sócio da Ciclobell. O espaço da loja deve ser de no mínimo 30 m2, para poder abrigar também a oficina que tem que oferecer todo tipo de serviço. Segundo comerciantes do setor, a principal fonte de renda de uma loja de bicicletas vem dos consertos, venda de acessórios e serviços, como pintura e lavagem. "Bicicleta na cidade de São Paulo é considerado um brinquedo e, como tal, só tem boas vendas no Natal", afirma Ricardo Coimbra, 40, sócio da Bicicletaria Roma. Coimbra está satisfeito, entretanto, com seu negócio. Ele diz que a procura por bicicletas infantis e por consertos garante o movimento o ano inteiro. "As crianças sempre querem uma nova." Na hora de montar o estoque da loja, é importante se certificar do poder aquisitivo da região. Bairros na periferia, por exemplo, não comportam uma loja de bicicletas importadas. Há no mercado opções de franquia e revenda autorizada a empresários que disponham de um capital maior. Para abrir uma revendedora Caloi, em São Paulo, é necessário investir entre US$ 100 mil e US$ 200 mil –no momento está fechada a abertura de lojas na capital. A empresa exige que a revendedora, em qualquer cidade, tenha um tamanho mínimo de 180 m2 e que não sejam vendidos produtos de outras marcas. A Monark não tem concessionárias. Só possui oficinas autorizadas, em que podem ser vendidas mercadorias de outras fábricas. O vínculo entre a empresa e o lojista é de prestação de serviços. Nesse caso, a Monark dá treinamento para os funcionários da oficina autorizada, para que eles possam fornecer assistência técnica aos usuários da marca. A Bike Tech é uma franquia de bicicletas e acessórios importados. O investimento para ser um franqueado varia de US$ 15 mil a US$ 30 mil, dependendo da cidade. "Só abrimos loja onde consideramos que vai ser um bom negócio para nós e para o lojista", afirma Renato de Carvalho Veras, 39, diretor da Zero Comercial, proprietária da franquia.(RJ) ONDE ENCONTRAR Bike Tech - tel. (011) 247-9255; Caloi - tel. (011) 524-2022 r. 348; Monark - tel. (011) 524-3811 r. 370. Texto Anterior: Oficina foi aberta em 1930 com serviços de aluguel Próximo Texto: Setor de bicicleta ganha evento em SP Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |