São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
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CARTAS

"Achei muito bom a Fiat ter aumentado a caçamba da picape Fiorino. Mas creio que a suspensão ficou baixa demais. Qual a distância real do solo (com e sem carga)?"
(Celso Muniz - João Pessoa, PB)
A Fiat informou que os novos Fiorino foram totalmente concebidos para circular nas estradas brasileiras, depois de suportarem vários testes com carga máxima. Não foi constatado qualquer problema devido à altura da suspensão do veículo. A montadora esclareceu que a altura inferior do amortecedor traseiro, por exemplo, é de 12,5 cm a 12,8 cm com o veículo vazio e de 11,3 cm a 11,4 cm com carga máxima. Instalados próximos às rodas, o contato com o solo é praticamente impossível. A Fiat acrescentou que o eixo traseiro, que visualmente pode parecer baixo, também tem altura suficiente para a eficiência da suspensão: 17,1 cm, com o veículo vazio, e 16,2 cm, com carga máxima. Uma diferença determinada apenas pelo rebaixamento dos pneus.

"Tenho um Del Rey Guia 85. Que tipo de farol devo colocar e em que lugar do carro devo instalá-lo para não ofuscar quem vem no sentido contrário?"
(Nelson Ribeiro - Guarulhos, SP)
A autopeças Ford Tem informou que esse modelo já vem de fábrica com farol auxiliar e um eventual defeito pode estar no refletor. A loja acrescentou que pode ter entrado água no farol, alterando o foco e diminuindo a iluminação. A oficina autorizada recomenda que o leitor veja a marca do farol (Arteb ou Cibié) e procure a revenda da marca mais próxima da sua casa para medir a direção do farol.

Gostaria de saber qual o melhor motor Volkswagen 1.6. O AE-1.600 ou o AP-1.600, considerando durabilidade, conforto, economia e desempenho?"
(Ivan Lerner - Itajaí, SC)
AE significa Alta Economia e AP quer dizer Alta Performance. Assim o AE é mais econômico e o AP possui melhor desempenho. O AE é também de concepção técnica mais ultrapassada, com comando de válvulas no bloco, acionando as válvulas através de varetas. O AP tem comando de válvulas no cabeçote, com maior precisão e facilidade para atingir rotações mais altas. Em conforto (nível de vibrações) e durabilidade, eles se equivalem. Escolha o que mais satisfaz às suas necessidades de aplicação.

"Comprei um Santana 92 0 km equipado com pneus Pirelli. Em fevereiro deste ano, aos 20 mil km, fui à loja Zacharias fazer rodízio de pneus e informaram que o pneu traseiro esquerdo estava com defeito e o balanceamento não teria efeito. Como os pneus, de acordo com o fabricante, têm garantia de cinco anos, entrei em contato com o departamento de atendimento ao cliente Pirelli. Indicaram a Pneuac para que o pneu fosse analisado. Foi constatado desgaste em diagonal, mas informaram que a Pirelli não substituiria o pneu porque o eixo traseiro do meu carro estava desalinhado. Sugeriram que levasse o carro a uma oficina especializada. Após análise na concessionária Marte foi diagnosticado que o carro não tem qualquer anomalia no eixo traseiro. Se tivesse, o 'desalinhamento' afetaria os dois pneus traseiros. Com a impossibilidade de fazer o rodízio dos pneus e com a recusa da Pirelli em cumprir a garantia, permaneci com os pneus na mesma posição, o que provocou um desgaste maior dos pneus dianteiros."
(Nelson dos Santos Carvalho - São Paulo, SP)
A Pirelli informou que no dia 23 de junho o cliente foi visitado por Alberto Tijunelis (coordenador de consultoria técnica), que, após análise, confirmou que o problema não se trata de defeito de fabricação do pneu. O cliente recebeu da empresa todos os esclarecimentos necessários e um pneu novo. Em segunda carta, Carvalho declara-se satisfeito, considerando o caso inteiramente solucionado.

"No dia 23 de março comprei um Logus GL 1.8 na concessionária Carro do Povo. Logo no dia seguinte à entrega não entrava a primeira marcha e nem a ré. Foi preciso que o carro ficasse na revenda para regular a caixa de câmbio. No dia 28 do mesmo mês, retornei para que verificassem um barulho no motor e recebi a informação de que era 'uma característica do carro'. Dois dias depois, voltei à concessionária para reclamar de barulhos na suspensão dianteira, nos vidros que vibram, no painel e na porta, além da primeira marcha e da ré que continuavam difíceis de engatar. No final do dia, o carro foi entregue, mas os problemas continuaram. Entrei em contato com um representante da VW em São Paulo que indicou outra concessionária. Levei o carro na Panambra. Disseram que esses problemas não apareciam só no meu carro e solucionaram apenas o ruído do motor. Voltei a falar com o representante da VW que sugeriu um contato com Curitiba. Liguei para lá e pedi a devolução do dinheiro pago ou a troca por um outro carro. Informaram que um representante viria a Porto Alegre num prazo de duas a três semanas. Chegou depois de mais de um mês e propôs intermediar meu caso junto à Panambra. Gostaria de saber como a VW consegue ser líder de vendas com um representante que sequer se dispôs a examinar o carro e com uma concessionária do tipo daquela com que venho tratando"
(Júlio Cesar Jacques - Porto Alegre, RS)
A Volkswagen informou que prestou os devidos esclarecimentos ao cliente. A montadora acrescentou que o veículo foi encaminhado à Panambra que está providenciando a correção dos inconvenientes.

MANUAL DO PROPRIETÁRIO
Os interessados em manuais da Ford devem escrever para Caixa Postal 5.064, CPI 2.043, CEP 09870-900, São Bernardo do Campo, SP, anexando à carta uma cópia do certificado de propriedade do veículo. Fiat, Volkswagen e GM recomendam a procura em revendedores. Elas não atendem diretamente o consumidor.

PARA ESCREVER
Envie sua carta para caderno Veículos, Redação, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. As cartas só serão respondidas através desta seção.

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