São Paulo, terça-feira, 5 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aminoácido favorece infarto, sugere estudo

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das peças usadas para construir proteínas (um aminoácido) pode causar doenças cardíacas se estiver em excesso no sangue, sugere um estudo publicado hoje.
Os pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) descobriram que o aminoácido homocisteína inibe a regeneração de células da parede de artérias.
Isso favoreceria a progressão de placas com células gordurosas que entopem essas artérias, dizem os cientistas na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA.
Eles sugerem que o aminoácido possa, desse modo, facilitar o enrijecimento de artérias, a chamada aterosclerose (uma das maiores causas de infartos).
Já se sabia que a homocisteína tem papel importante na proliferação de células musculares lisas, que formam nas artérias as placas causadoras da aterosclerose.
Agora os pesquisadores sugerem que, além disso, ela impeça que células da parede dessas artérias se recomponham.
Eles também afirmam ter detectado que o aminoácido pode acelerar a aterosclerose interagindo com outras substâncias.
Um soro contendo vários fatores que promovem o crescimento das placas causadoras da aterosclerose foi adicionado à hemocisteína.
Os cientistas verificaram que a ação do aminoácido foi intensificada pela presença do soro.
Isso indica que ele pode interagir com esses fatores, que representam risco adicional para a evolução da aterosclerose.
Aids
A segunda dose de uma vacina experimental contra a Aids foi administrada ontem a 30 voluntários em uma clínica da Cruz Vermelha em Bancoc (Tailândia).
A vacina UBI-1, fabricada nos EUA, foi concebida para estimular o organismo a produzir anticorpos contra o vírus da Aids (HIV).
Trata-se de uma vacina terapêutica, que tenta impedir que os sintomas de Aids surjam em portadores do HIV. As primeiras injeções foram aplicadas em junho. O teste vai até novembro.

Texto Anterior: Polícia vai apurar incêndio em Vitória
Próximo Texto: Europa terá agência para aprovar drogas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.