São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
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Truque de fotografia cria jovens de papel

Fotos de Munhoz e Rossi são retocadas

GEORGE ALONSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois candidatos ao governo de São Paulo, José Antonio de Barros Munhoz (PMDB), 49, e Francisco Rossi (PDT), 54, ficaram mais jovens. Só na propaganda política.
Além de regime que lhe tirou 18 kg, Munhoz teve a imagem retocada por técnicas fotográficas e de computação gráfica. Virou galã, e adversários já o chamam de Gugu Liberato.
Sua dieta começou em agosto de 1993, após sua passagem como ministro da Agricultura.
Quando se tornou candidato, em abril, Munhoz, 1,75 m, já estava com 92 kg, anos-luz da aparência obesa (112 kg) de ministro. Agora, ele tem 94 kg.
O visual do cartaz de "Totonho", seu apelido, foi clicado pela fotógrafa Vania Toledo, que usou o diafragma da câmera ligeiramente mais aberto, técnica que "limpa a pele".
Já o candidato do PDT, Francisco Rossi, 1,76 m, 79 kg, nunca teve contra si visual pouco atraente.
Agora, no cartaz, os cabelos brancos bem mais reluzentes parecem querer aliar juventude e experiência (veja quadro ao lado).
Chico Malfitani, 43, coordenador da propaganda de Rossi, diz que não houve intenção de transformar o candidato.
"Não acredito nisso. Banho de loja exagerado pode frustrar o eleitor que vê os candidatos na rua. Só queríamos uma boa foto", diz Malfinati.
O publicitário Duda Mendonça, 49, que ajudou a eleger Paulo Maluf (PPR) prefeito paulistano, agora defende as cores de Munhoz e repete o ideário de Malfitani.
"Tivemos muitos cuidados, mas não acredito em campanha que transforma o candidato num boneco", diz Mendonça.
Ele inventou o logotipo de Munhoz (um prato com garfo) e o slogan "Ninguém é feliz de barriga vazia".
A idéia casa com a imagem de zelador da agricultura que Munhoz cultiva. Já saiu do celeiro o segundo slogan: "Atrás de um pai desempregado tem um filho morrendo de fome".
Mas há quem diga que, na foto (em plano americano, sem a barriga), Munhoz parece saído do Esplanada Grill.

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