São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série 'Seu negócio' continua hoje com teste para avaliação de riscos

DA REDAÇÃO

Um teste para identificar os riscos que cercam uma nova empresa dá sequência hoje à série de fascículos "Seu negócio na nova era", que circula na Folha aos domingos até o dia 31 deste mês.
A série, de cinco fascículos, ensina a abrir e administrar uma pequena empresa em sintonia com as tendências mundiais deste final de século.
O teste faz parte do terceiro fascículo, cujo tema é "Conheça e elimine os riscos para ser competitivo".
Um questionário de cinco módulos leva o leitor a identificar que tipos de dificuldades podem pôr em risco um novo negócio.
Essas dificuldades envolvem desde a rivalidade entre empresas já estabelecidas até a ameaça de produtos substitutos, passando pelo poder de negociação de clientes e fornecedores no ramo em que se quer entrar.
O fascículo também explica, com exemplos, o que são nichos de mercado –grupos de consumidores com interesses específicos–, que podem representar excelentes oportunidades para novos negócios.
Uma sugestão de pesquisa orienta o leitor a identificar em que nichos de mercado poderá colocar seu produto ou serviço.
Próximo domingo
Como definir os processos de produção que farão a nova empresa entrar em funcionamento é o tema do próximo fascículo, o penúltimo da série.
Ele trará em detalhes a técnica do "benchmarking" –usada para aprender com a concorrência, "imitando" as organizações líder de mercado naquilo que elas têm de melhor.
O quarto fascículo traz também artigo de Elizabeth Pimenta, presidente do grupo Água de Cheiro.
Série
A série de fascículos começou a ser publicada pela Folha no primeiro domingo deste mês (dia 3) com o tema "Preparando-se para o desafio" e trouxe um artigo do pai da administração moderna, Peter Drucker.
No último domingo, dia 10, o fascículo teve o tema "Identificando uma oportunidade". Na edição, foi publicado artigo do presidente da Localiza Rent a Car, Salim Mattar.

Texto Anterior: Saúde de Mussum é melhor após 2ª cirurgia
Próximo Texto: Para advogado, pedido de prisão preventiva é inconstitucional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.