São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
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Folha lança em fascículos atlas atualizado e colorido do planeta

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha começa a distribuir no dia 14 de agosto um presente inédito a seus leitores: fascículos de um atlas atualizado, com todas as mudanças provocadas pela implosão do comunismo, colorido e com capa dura.
O "Atlas Geográfico Mundial" que a Folha está lançando foi criado pelo jornal inglês "The Times". Nos Estados Unidos, foi editado pelo "The New York Times".
Há um diferença fundamental entre a versão da Folha e a que saiu na Inglaterra e nos EUA. É o preço. Lá, o atlas é vendido por cerca de US$ 30. Aqui, será gratuito.
O primeiro fascículo e a capa dura serão distribuídos com a edição de 14 de agosto, um domingo. O atlas tem 19 fascículos no formato 31 cm x 22 cm e estará completo, com 184 páginas, em 18 de dezembro.
A estimativa é de que a tiragem da Folha no dia 14 de agosto passe de 1 milhão de exemplares, recorde absoluto na história da imprensa brasileira.
"O Projeto Atlas é o mais ambicioso esforço jamais feito pela Folha na área de jornalismo de serviço", diz Otavio Frias Filho, 37, diretor de Redação da Folha. "É uma demonstração da confiança de que o crescimento dos jornais pode e deve estar aliado a preocupações educativas e culturais".
"A circulação vai ser um bomba atômica", afirma Flávio Pestana, 31, diretor-executivo de marketing e circulação da Empresa Folha da Manhã S/A, que edita a Folha. "A tiragem de domingo vai subir dos atuais 750 mil exemplares para mais de 1 milhão".
Para se ter uma idéia do que significa 1 milhão de exemplares, os jornais enfileirados na vertical cobririam 540 km ou uma distância similar à que separa Amsterdã, na Holanda, de Berlim, na Alemanha.
O que tem no atlas
Você sabe quantos países surgiram com a derrocada do comunismo no Leste Europeu? Se não sabe, não se preocupe –80% dos paulistanos também dizem não saber, segundo uma pesquisa Datafolha (leia texto nas páginas centrais).
Foram 22 países. Estão todos no atlas do "The Times". Nos atlas didáticos editados no país –com vendagem anual de cerca de 300 mil exemplares ou menos de um terço da tiragem estimada pela Folha– muitas dessas atualizações não aparecem ainda.
É que o atlas do jornal inglês foi revisado duas vezes em 1993. Só na primeira versão, lançada em 1988, o "The Times", consumiu cinco anos de pesquisas.
O novo desenho do mundo não é a única novidade do atlas da Folha. Veja o que você encontrará nas 184 páginas do livro:
Bandeiras coloridas e dados geográficos de 188 nações;
94 páginas com mapas detalhados;
Índice com 30 mil nomes de lugares;
Dicionário geográfico com 367 termos;
Tabelas, mapas e gráficos comparando área e profundidade de oceanos e mares, altitude de montanhas, comprimento de rios e a população de 170 regiões metropolitanas.
Todas essas qualidades começam a aparecer a partir de amanhã em comerciais de TV. São oito filmes para TV e cinema, criados pela agência W/Brasil e dirigidos por Tadeu Jungle, da produtora Max 35.
A campanha publicitária será feita também em jornais, revistas, outdoors, rádios, faixas, cartazes e bandeiras. Segundo Pestana, o custo da campanha publicitária do atlas equivale ao da campanha de lançamento de um carro como o Corsa.

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