São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS

A competição em um setor não está retrita a empresas estabelecidas. Abrange outras que fabricam ou possam vir a fabricar produtos substituos aos tradicionais.
Eles atuam no sentido de estabelecer um preço máximo para os tradicionais.
O caso da manteiga é um exemplo típico. Se o produto sobe acima de um certo limite, a tendência do consumidor é substituí-la pela margarina, que é mais barata.
Quanto mais atraentes os substitutos, maior pressão sobre a margem de lucro dos produtos tradicionais. Ou até mesmo sua retirada de mercado.
Para evitar surpresas é importante pesquisar e/ou imaginar substitutos para seu produto. Empresas adotam, geralmente, estratégias para consolidar a posição do setor na frente dos outros.
Campanhas publicitárias buscam realibitar o café, por exemplo, produto em declínio de consumo. As novas gerações passaram a consumir achocolatados, entre outros substitutos.

Texto Anterior: A - O fornecimento de produtos e insumos necessários é concentrado em poucas empresas fornecedoras
Próximo Texto: Pesquisa: que nichos você pode explorar?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.