São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994 |
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AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS A competição em um setor não está retrita a empresas estabelecidas. Abrange outras que fabricam ou possam vir a fabricar produtos substituos aos tradicionais. Eles atuam no sentido de estabelecer um preço máximo para os tradicionais. O caso da manteiga é um exemplo típico. Se o produto sobe acima de um certo limite, a tendência do consumidor é substituí-la pela margarina, que é mais barata. Quanto mais atraentes os substitutos, maior pressão sobre a margem de lucro dos produtos tradicionais. Ou até mesmo sua retirada de mercado. Para evitar surpresas é importante pesquisar e/ou imaginar substitutos para seu produto. Empresas adotam, geralmente, estratégias para consolidar a posição do setor na frente dos outros. Campanhas publicitárias buscam realibitar o café, por exemplo, produto em declínio de consumo. As novas gerações passaram a consumir achocolatados, entre outros substitutos. Texto Anterior: A - O fornecimento de produtos e insumos necessários é concentrado em poucas empresas fornecedoras Próximo Texto: Pesquisa: que nichos você pode explorar? Índice |
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