São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mindlin viaja ao vivo com mapas antigos

DA REPORTAGEM LOCAL

Mindlin viaja ao vivo com mapasa antigos
Um mapa antigo, com anotações de época, é uma viagem ao vivo, diz o empresário José Mindlin, 79, do conselho administrativo da Metal Leve e colecionador de livros e mapas.
Sua biblioteca particular tem mais de mil mapas. A maioria trata do território brasileiro no período compreendido entre o século 16 e o final do século passado.
O mais antigo mapa do Brasil é de 1557, feito pelo alemão Hans Staden. "Há mapas surpreendentes naquele período que já mostram localidades do Norte do país até o rio da Prata", conta.
Já o exemplar mais antigo de sua coleção é um mapa-múndi produzido pela Crônica Nuremberg, de 1493, em que o Brasil logicamente não aparece.
Outro destaque é um mapa manuscrito, da região do Amazonas, produzido por João André Schwebel, em 1758, durante uma viagem de Belém (PA) até o Peru. O trabalho é acompanhado de aquarelas sobre povoações indígenas.
Um dos preferidos de Mindlin é um conjunto de quatro mapas do mundo, incluindo o Brasil, de 1575, do francês André Thevet.
"Foram obras criadas pela coragem e determinação. Deram condições para que o país fosse conhecido. É emocionante", diz Mindlin.

Texto Anterior: Família sonha sobre mapa e viaja dez anos
Próximo Texto: Paulistano erra capital e ignora vizinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.