São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Profissional deve explicitar interesse por novos desafios

DA REDAÇÃO

A disposição para enfrentar desafios precisa estar explícita em um currículo. Sobretudo se o profissional pertencer a uma área onde a tecnologia se renova com muita velocidade.
Nesse ponto, o currículo de Olavo Leite de Mello, 33, que se candidata a uma vaga de analista de sistemas pleno, se mostra pouco competitivo.
"Embora tecnicamente perfeito, o currículo de Mello não deixa pistas sobre o seu desejo de se desenvolver", avalia o consultor Antonio Sergio Cangiano, 39, da Origin New Business & Alliance, consultoria e prestadora de serviços de tecnologia de informação.
Para ele, um profissional com dez anos de experiência, como é o caso de Mello, poderia estar almejando novos desafios em projetos ou coordenação, por exemplo.
Alguns dos entraves à compreensão das capacidades de Mello, segundo Cangiano, poderiam ser superados com a elaboração de um currículo menos impessoal.
"Uma redação de próprio punho explicando as funções exercidas, responsabilidades, metodologias, projetos e sistemas que desenvolveu dão uma noção menos burocrática do candidato", afirma o consultor.
Como um apêndice de "Experiência profissional, Mello pode ainda abrir o item "Áreas de interesse", onde ele se direcionaria profissionalmente. Esse cuidado também pode chamar a atenção do selecionador.
"Se o candidato conseguir deixar claro suas aspirações, seu background profissional e sua disposição em enfrentar novos desafios estará concorrendo a um número maior de colocações", diz.

Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise por consultores e publicação nesta seção, para o Caderno Empregos – Seção "Seu Currículo" – al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação parcial ou total das informações nele contidas.

Texto Anterior: Menor é contratado sempre como aprendiz?
Próximo Texto: ESTILO PRÓPRIO VALORIZA CANDIDATO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.