São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994 |
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Empresa integra treinamento ao planejamento global de negócios
ANA ASTIZ
Quem afirma isso é Ronald Dalesio, 41, vice-presidente de operações da DDI - Development Dimensions International, consultoria especializada no desenvolvimento de recursos humanos. "O mais comum na década de 80 era selecionar os cursos que os departamentos consideravam necessários", explica o consultor. "Mas nos últimos oito ou nove anos nos Estados Unidos, e nos últimos cinco anos em outros países, a abordagem vem mudando." Dalesio é responsável pela supervisão das atividades da DDI na Europa, África, América do Sul e Ásia, incluindo países como Japão, China e Singapura. A Toyota Motors é, para ele, um dos melhores exemplos da mudança que as empresas estão experimentando no setor de T&D. "A organização começou a trabalhar conosco antes mesmo que algumas fábricas do Canadá, Austrália, EUA e Reino Unido fossem construídas", conta o consultor. Segundo ele, essa postura permitiu avançar em várias frentes. Primeira: a Toyota definiu o perfil dos recursos humanos de que necessitaria em cada unidade. De acordo com essas informações, criou-se um processo de seleção específico. Segunda: definido o perfil dos recursos humanos, a empresa planejou a estrutura organizacional de cada unidade, alicerçada no trabalho de equipes. Terceira: sabendo o tipo de profissionais com quem queria trabalhar e o modelo de organização com o qual operaria, pôde definir o tipo de treinamento e uma agenda para aplicá-lo. Quarta: foi possível criar um sistema de avaliação de desempenho compatível com as etapas anteriores, direcionada para o aperfeiçoamento contínuo de pessoas e processos. "A Toyota integrou totalmente seu sistema de recursos humanos à estratégia de negócios", conclui Dalesio, que estará em São Paulo nesta semana para dar o seminário "Tendências Globais em Recursos Humanos". O evento, promovido pela Trevisan Auditores e Consultores e pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, acontece na quinta-feira, dia 21, na Academia de Serviços do Grupo Ticket. Dalesio é engenheiro e atua há 14 anos em T&D. Tem entre seus clientes empresas como Honda, USAir e Xerox nos EUA, Telecom na Nova Zelândia e Advanced Micro Devices, na Malásia. É a primeira vez que viaja ao Brasil, onde falará sobre aspectos comuns que vem observando na área de T&D em diferentes países. "Eu atribuo esse fenômeno à crescente semelhança entre os valores das pessoas com menos de 45 anos ao redor do mundo", diz. Para os que pensam que os casos de suas apresentações restringem-se a organizações de países desenvolvidos, ele avisa: "Os melhores exemplos vêm das Filipinas, África do Sul e Brasil." No caso, da experiência do empresário Ricardo Semler, relatada no livro "Virando a Própria Mesa" (ed. Best Seller, 168 págs.). ONDE SE INFORMAR Trevisan Auditores e Consultores: (011) 844-6833. Texto Anterior: Executivo precisa aprender estratégia Próximo Texto: Benetton começa a contratar 400 pessoas para novos pontos de venda Índice |
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