São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa integra treinamento ao planejamento global de negócios

ANA ASTIZ
EDITORA DE EMPREGOS

O treinamento e desenvolvimento das pessoas nas empresas é uma área que, com cada vez mais frequência, é considerada parte indissociável do planejamento estratégico.
Quem afirma isso é Ronald Dalesio, 41, vice-presidente de operações da DDI - Development Dimensions International, consultoria especializada no desenvolvimento de recursos humanos.
"O mais comum na década de 80 era selecionar os cursos que os departamentos consideravam necessários", explica o consultor.
"Mas nos últimos oito ou nove anos nos Estados Unidos, e nos últimos cinco anos em outros países, a abordagem vem mudando."
Dalesio é responsável pela supervisão das atividades da DDI na Europa, África, América do Sul e Ásia, incluindo países como Japão, China e Singapura.
A Toyota Motors é, para ele, um dos melhores exemplos da mudança que as empresas estão experimentando no setor de T&D.
"A organização começou a trabalhar conosco antes mesmo que algumas fábricas do Canadá, Austrália, EUA e Reino Unido fossem construídas", conta o consultor.
Segundo ele, essa postura permitiu avançar em várias frentes.
Primeira: a Toyota definiu o perfil dos recursos humanos de que necessitaria em cada unidade. De acordo com essas informações, criou-se um processo de seleção específico.
Segunda: definido o perfil dos recursos humanos, a empresa planejou a estrutura organizacional de cada unidade, alicerçada no trabalho de equipes.
Terceira: sabendo o tipo de profissionais com quem queria trabalhar e o modelo de organização com o qual operaria, pôde definir o tipo de treinamento e uma agenda para aplicá-lo.
Quarta: foi possível criar um sistema de avaliação de desempenho compatível com as etapas anteriores, direcionada para o aperfeiçoamento contínuo de pessoas e processos.
"A Toyota integrou totalmente seu sistema de recursos humanos à estratégia de negócios", conclui Dalesio, que estará em São Paulo nesta semana para dar o seminário "Tendências Globais em Recursos Humanos".
O evento, promovido pela Trevisan Auditores e Consultores e pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, acontece na quinta-feira, dia 21, na Academia de Serviços do Grupo Ticket.
Dalesio é engenheiro e atua há 14 anos em T&D. Tem entre seus clientes empresas como Honda, USAir e Xerox nos EUA, Telecom na Nova Zelândia e Advanced Micro Devices, na Malásia.
É a primeira vez que viaja ao Brasil, onde falará sobre aspectos comuns que vem observando na área de T&D em diferentes países.
"Eu atribuo esse fenômeno à crescente semelhança entre os valores das pessoas com menos de 45 anos ao redor do mundo", diz.
Para os que pensam que os casos de suas apresentações restringem-se a organizações de países desenvolvidos, ele avisa:
"Os melhores exemplos vêm das Filipinas, África do Sul e Brasil." No caso, da experiência do empresário Ricardo Semler, relatada no livro "Virando a Própria Mesa" (ed. Best Seller, 168 págs.).

ONDE SE INFORMAR
Trevisan Auditores e Consultores: (011) 844-6833.

Texto Anterior: Executivo precisa aprender estratégia
Próximo Texto: Benetton começa a contratar 400 pessoas para novos pontos de venda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.