São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França resgata 160 órfãos em Ruanda

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Tropas francesas da Operação Turquesa resgataram ontem cerca de 160 crianças órfãs em Gisenyi e as levaram para o Zaire, na fronteira oeste de Ruanda.
A cidade é o último grande centro no noroeste do país controlado pelas forças do governo hutu, derrotado pela guerrilha tutsi numa guerra civil de três meses que já deixou cerca de 500 mil mortos.
A ofensiva da FPR (Frente Patriótica Ruandesa) está cada vez mais próxima de Gisenyi, provocando um êxodo em massa em direção às bases militares francesas na cidade zairense de Goma.
A ONU esperava para ontem 14 vôos com ajuda humanitária, trazendo coberturas de plástico, cobertores e contêineres de água vindos da Tanzânia.
Há refugiados morrendo de exaustão e ferimentos de guerra, disse a porta-voz do grupo Médicos sem Fronteiras, Samantha Bolton.
Calcula-se que mais de 350 mil refugiados já tenham cruzado a fronteira nos últimos dias. O número pode atingir 1 milhão neste final de semana.

Texto Anterior: Estudo critica FMI e Banco Mundial
Próximo Texto: Conferência de Bretton Woods criou FMI em 44
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.