São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
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Veja confronto entre Logus e Tipo 2.0

EDUARDO VIOTTI
EDITOR DE VEÍCULOS

O Fiat Tipo SLX 2.0 e o Volkswagen Logus GLS 2.0 chegaram este mês ao mercado. Disputam o segmento de carros médios 2.0, liderado pelo Monza.
O Tipo é importado da Itália pela montadora instalada em Betim (MG). O Logus é feito pela Autolatina a partir da plataforma do Ford Escort, com design nacional.
Mesmo assim, o carro da Fiat custa menos. Sai por cerca de US$ 22,5 mil, sem opcionais, contra mais de R$ 28,6 mil do VW.
O preço, mais a presença das quatro portas no Tipo, não disponíveis no Logus (a VW reservou a opção para o Pointer), desequilibram o confronto em favor do Fiat.
Em desempenho, consumo e dirigibilidade geral, as diferenças não apontam um vencedor claro.
Em medições realizadas por Veículos, o Logus acelerou mais rapidamente que o Fiat. Atingiu os 100 km/h em 9,9 segundos, contra 10,4 segundos do Tipo.
Já nas retomadas de velocidade, ocorreu o inverso. O Tipo foi de 40 km/h a 100 km/h em 18,4 segundos. O VW precisou de 19,2 segundos para fazer o mesmo.
No consumo, a vantagem volta ao Tipo SLX: faz 9,4 quilômetros, em média, com um litro de gasolina, contra 8,5 km do Logus GLS.
Na velocidade máxima, o Logus retoma a liderança. Atinge 192 km/h, contra 190 km/h do Tipo (dados de fábrica).
O motor 2.0 italiano é de concepção mais sofisticada que o da VW. Tem duplo comando de válvulas e um sistema de eixos especial para reduzir as vibrações.
O gerenciamento eletrônico de ambos os motores se equivalem. Com injeção multiponto e ignição digital variável, atingem 109,1 cv (Tipo) e 115,5 cv (Logus).
O espaço no porta-malas é maior no Logus, mas os passageiros do trás encontram mais conforto no Tipo, que também tem pacote de acessórios mais atraente.

LEIA MAIS
sobre o confronto entre o Tipo 2.0 SLX e o Logus GLS 2.0 na página 8-3

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