São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
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Carta de leitor revela defeitos de carros

DA REDAÇÃO

O caderno Veículos da Folha publicou 435 cartas no período de 12 meses entre julho do ano passado e o início deste mês.
Além da participação dos leitores, emitindo opiniões, sugestões e comentando reportagens, as cartas procuram, em sua maioria (83), a solução para problemas em automóveis novos ou seminovos.
Análise dessa correspondência revela os problemas mais comuns nos carros novos.
Entre as montadoras nacionais, a Ford lidera as reclamações, com 34 queixas sobre seus produtos.
O carro mais problemático para os leitores da Folha foi o Escort (e o "irmão" Verona).
Eles somaram 27 reclamações no período (21 do Escort e seis do Verona), a maioria sobre ruídos mecânicos estranhos, falhas no acabamento, falta de peças de reposição e aceleração deficiente.
O Logus, modelo da Volkswagen que é feito na mesma linha de montagem dos Escort e Verona, dos quais deriva, segue o ranking dos motivos de reclamações, com oito cartas que se queixam dele.
Os defeitos que mais incomodaram os proprietários de Logus que escreveram ao jornal foram a embreagem, falhas no acabamento e defeitos na suspensão (especialmente a dianteira).
Entre os carros da GM, o Kadett causou seis recursos ao jornal (mais dois da Ipanema, sua versão perua). Nesses modelos, os problemas mais frequentes foram na pintura, nos freios e na direção.
A marca que menos levou seus proprietários a recorrerem ao jornal foi a Fiat. Os problemas mais comuns do Uno (total de cinco queixas) foram com peças e defeitos de fabricação do Uno CSL argentino (três) e suspensão (duas).
A maior parte das cartas publicadas (187) veio do interior do Estado de São Paulo. Em número, são seguidas pelas de outros Estados (132). A minoria (115) vem da cidade de São Paulo.
Os leitores recorrem ao jornal quando não encontram atendimento adequado nas concessionárias, ou elas não conseguem resolver os problemas de seus veículos.
Cada carta é encaminhada à montadora correspondente e –na maioria dos casos– o processo termina com a solução do caso.

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