São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rüdesheim atrai amantes do vinho alemão

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

Falar de vinho Riesling de qualidade na Alemanha é quase sempre lembrar de Rüdesheim, cidadezinha turística de 9.600 habitantes às margens do rio Reno.
Já degustar este vinho de cor pálida e dourada, paladar seco, levemente picante e aroma frutado, pode significar um passeio à Drosselgasse, no centro de Rüdesheim, onde, entre 19 e 22 de agosto, acontece a Festa do Vinho.
Alguns dos mais famosos restaurantes típicos estão nessa rua medieval –e os amantes de um bom vinho e de viagens por recantos românticos encontram lá o Riesling em ambiente natural. Cerca de 3 milhões de pessoas vão até Rüdesheim a cada ano.
O rio Reno, que na região é cercado por castelos, prédios antigos e ruínas repletas de mistério, tem nesta altura encostas inclinadas onde desde pelo menos o ano 779 são plantadas as videiras.
O museu do vinho Brõmserburg, o mais antigo da Alemanha, conta um pouco da história da viticultura de Rüdesheim e mostra que produzir vinho de qualidade na região tem sido produzir um Riesling que é uma obra-de-arte.

LEIA MAIS
Sobre vinhos Riesling e Rüdesheim na pág. 6-9.

Texto Anterior: Hotel seis estrelas custou US$ 300 milhões
Próximo Texto: Produtores da cidade apostam na tradição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.