São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade do Cabo tem o seu 'Pão de Açúcar'

ANDRÉA FORNES
DA ENVIADA ESPECIAL À ÁFRICA DO SUL

Cidade do Cabo temo seu 'Pão de Açúcar'
É impossível visitar a Cidade do Cabo sem pensar no Rio de Janeiro. A cidade sul-africana tem o seu Pão de Açúcar (a montanha da Mesa) e também foi construída entre as montanhas e o mar.
A diferença é que "Kaapstad", além de menor, é extremamente bem-conservada: as casas parecem ter sido pintadas na véspera, as ruas são limpas e os parques estão preservados.
Uma viagem de cerca de 40 quilômetros de carro a partir do centro, em direção ao extremo sul do continente africano, leva ao cabo da Boa Esperança.
Segundo descrição do navegador sir Francis Drake após uma visita no ano de 1579, é "a coisa mais imponente e o mais formoso cabo que se viu em toda a circunferência terrestre".
O percurso é feito por uma rodovia estreita, beirando um penhasco, com linda paisagem da costa da Província do Cabo.
O navegador português Bartolomeu Dias contornou esse pedaço de terra durante uma tempestade em 1488 quando estava a caminho das Índias em busca de especiarias.
Inicialmente com o nome de cabo das Tempestades ou das Tormentas, o local passou a ser chamado de cabo da Boa Esperança.
A região, que recebe uma média de 400 mil visitantes por ano, é cercada por uma reserva natural de 7.000 hectares por onde se espalham curiosas espécies da flora e da fauna sul-africanas.
A reserva, localizada a 34 graus de latitude sul e a 18 graus de longitude leste, conta com trilhas, praias, locais para piquenique e o restaurante Homestead.
A estrada que corta a reserva termina no Ponto do Cabo. A vista, para o oceano Atlântico de um lado e para a baía Falsa de outro, é imperdível.

Texto Anterior: PARA QUANDO VOCÊ FOR À ÁFRICA DO SUL
Próximo Texto: Capital legislativa tem atmosfera holandesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.