São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capital legislativa tem atmosfera holandesa

ANDRÉA FORNES
DA ENVIADA ESPECIAL À ÁFRICA DO SUL

O cabo da Boa Esperança e a montanha da Mesa são o que a Cidade do Cabo tem de melhor. Mas há muito mais para se ver.
No centro da cidade, na avenida do Governo, fica a sede do Parlamento sul-africano, construída em 1885 e reformada diversas vezes desde então. Há dois horários de visita, pela manhã e à tarde, durante a semana. Informações pelo telefone (021) 403-2911.
O poder do país está dividido entre três cidades. Pretória é a sede administrativa do governo, onde o presidente Nelson Mandela recebeu no Union Building o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no mês passado.
Bloemfontein, localizada na Província do Estado Livre de Orange, abriga a sede do Judiciário. Na Cidade do Cabo, funciona a sede legislativa.
Ainda no centro está o castelo, a construção mais antiga da cidade. Uma visita guiada vai revelar as atrocidades cometidas contra prisioneiros por trás das paredes de pedra desse forte.
A visita à região central da cidade pode incluir ainda a igreja luterana, onde até 1780 funcionava um armazém, e o bairro malasiano, que concentra descendentes de escravos trazidos da Malásia e Indonésia pelos holandeses.
O hotel Mount Nelson, que pode ser alcançado numa caminhada de 20 minutos, merece ser visto. Por mais de cem anos vem hospedando, em suas 28 suítes e 131 quartos, nobres, líderes de vários países e homens de negócios.
A próxima etapa do roteiro leva ao Victoria e Alfred Waterfront, empreitada bem sucedida de valorizar a área portuária da cidade.
Essencialmente turístico, esse complexo abriga o hotel Victoria e Albert, cinemas, lojas, restaurantes e livrarias. Do lado de fora, há sempre um artista amador fazendo performances. É o lugar certo também para a programação noturna.
A caminho do jardim botânico Kirstenbosch, na Rhodes Drive, o visitante encontra a Groot Constantia, o mais antigo (de 1692) e maior vinhedo da Província.
A arquitetura é um exemplo do estilo "Cape-Dutch", típico do Cabo. Além da história do vinho reunida em um museu, é possível acompanhar o processo de fabricação da bebida, que inclui a degustação da bebida.
Os vinhos da Groot Constantia estão à venda, inclusive aos domingos, por aproximadamente 30 rands (US$ 8,30) a garrafa.
A Cidade do Cabo tem boas opções de hospedagem, além dos hotéis Mount Nelson e do Victoria e Albert. O The Bay, de frente para o mar em Camps Bay, é um deles.
Os apartamentos e o restaurante, com excelente cozinha, têm vista para o mar. Diárias a partir de 200 rands (US$ 55,5).
A última etapa do roteiro passa pelo monte do Sinal, com vista panorâmica da Cidade do Cabo a uma altura de 350 metros.
A ilha Robeen, onde o presidente Nelson Mandela passou 18 anos como preso político, pode ser avistada a olho nu.

Texto Anterior: Cidade do Cabo tem o seu 'Pão de Açúcar'
Próximo Texto: Português subiu ao topo da montanha da Mesa em 1503
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.