São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

BC abre crédito de socorro a bancos

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo criou ontem uma linha especial de empréstimos para socorrer bancos em dificuldade financeira, situação que passou a ser comum após a criação do real.
A linha terá condições mais favoráveis que os empréstimos normais do Banco Central, chamados redesconto. A principal vantagem é o prazo de cinco dias para a quitação, enquanto no redesconto o prazo é diário.
Segundo foi aprovado ontem no CMN (Conselho Monetário Nacional), cada empréstimo de assistência financeira pela nova linha terá limite de R$ 10 milhões, e juros definidos semanalmente –com tendência a ficar abaixo das taxas do redesconto.
Segundo a Folha apurou, a linha vinha sendo estudada pelo BC, mas com oposição do Ministério da Fazenda.
A Fazenda avaliava que o dinheiro concedido aos bancos significaria mais emissões de reais.
Prevaleceu a posição do BC. Foi argumentado que há bancos de pequeno porte com dificuldades de cumprir as regras do redesconto.
Em conversas reservadas, técnicos do BC afirmam que diariamente há bancos com dificuldade de obter o dinheiro para cumprir seus compromissos no dia seguinte.
Esta situação foi negada ontem pelo presidente do BC, Pedro Malan. Segundo ele, há um "empoçamento", ou seja, bancos com sobra de recursos mas sem vontade de emprestar às demais instituições. "Nossa função é assegurar a liquidez do mercado", disse.
Poupança
As cadernetas de poupança abertas ou renovadas a partir de 1º de agosto terão rendimento prefixado (conhecido com antecedência), como ocorria até maio. A regra foi definida ontem pelo CMN.
O CMN definiu a modificação no cálculo da TR (Taxa Referencial), indexador das cadernetas. A TR voltará a ser calculada com base na média dos juros dos CDBs prefixados, permitindo o anúncio prévio do rendimento.
Além disso, foi alterado de 1,6% para 1,4% o redutor aplicado sobre os juros dos CDBs no momento de calcular a TR.
Quem abrir poupança até amanhã ainda terá a aplicação corrigida pelo critério antigo da TR –baseada nos juros interbancários.
Para estes casos, o BC vai manter a TR pós-fixada, com índices diários, ao longo do mês de agosto. Nos dias de aniversário das aplicações, elas passarão para a TR prefixada.
A TR prefixada será calculada com base nos CDBs do dia, tomando por base os 30 maiores bancos e retirando do cálculo os dois bancos que pagam mais juros e os dois que pagam menos.
Assim a TR do dia 1º de agosto, que corrigirá as poupanças abertas nesse dia, será calculada com base nos juros médios do dia e seu valor será divulgado no dia seguinte.

Próximo Texto: Nova planta; Longe do epicentro; Sem lances; Crescendo junto; Período melhor; Viagem de volta; Perdas e danos; Dois gumes; Iniciativa privada; Calça curta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.