São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Onde investir o dinheiro para viajar este ano

CARLOS KAUFFMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

O dólar está barato? É o que se pergunta o turista que vai viajar ao exterior nos próximos meses.
"A resposta é sim, se tomarmos por referência a cotação do dólar na virada do Plano Real", afirma Sidnei Nehme, 48, diretor da corretora de câmbio NGO.
Segundo Nehme, em 30 de junho um real comprava US$ 0,98. Hoje, a cotação está numa faixa de US$ 0,93 por real. "Isso representa um ganho de 5,11%", diz.
Isso não quer dizer, entretanto, que trocar reais por dólares seja o melhor destino para as reservas de uma futura viagem.
"Até dezembro, não vale a pena fazer poupança em dólar. A cotação não vai mudar por pressão do Banco Central", afirma Nehme.
Ou seja, para quem tem dólares só haveria ganho se o real sofresse desvalorizações em relação à moeda norte-americana, o que está sendo descartado pelo governo nos próximos meses.
Há alternativas bem mais atraentes para o dinheiro. "Enquanto os dólares guardados debaixo do colchão não rendem nada, os reais podem ser aplicados no mercado financeiro e dar um ganho de cerca de 5% ao mês", diz o matemático financeiro José Dutra Vieira Sobrinho, 55.
Entre as aplicações de curto prazo mais rentáveis hoje, Nehme e Dutra são unânimes em apontar os CDBs, o fundo de commodities e a caderneta de poupança.

LEIA MAIS
Sobre câmbio na pág. 6-12.

Texto Anterior: Tenda branca reúne o melhor da degustação
Próximo Texto: Trocar poupança por dólar é mau negócio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.