São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passeios a locais religiosos exigem recato

ANDRÉA BARBOSA LIMA
DA AGÊNCIA FOLHA

São largas e bem iluminadas as avenidas da cidade sacra de Jerusalém, repletas de canteiros com esculturas arrojadas e fontes projetadas por designers.
Um espetáculo à parte são as 20 mil tulipas doadas pela Holanda anualmente, que desabrocham entre o final de março e o início de abril –a curta primavera que separa o verão de nove meses de inverno chuvoso, entre os meses de dezembro e fevereiro.
Outro programa é caminhar pela ruelas da cidade velha, envolta na muralha das 12 portas e bastante preservada, apesar dos séculos de história.
Não deve ser perdido também o passeio por Mea Shearim, o bairro religioso mais tradicional de Jerusalém ocidental.
O turista não deve se esquecer de manter uma postura de recato. No bairro estão à venda uma quantidade enorme de artigos religiosos e muitos souvenires.
Próximo à cidade de Haifa fica a bucólica Dalit Karmel, que abriga uma comunidade drusa acolhedora, etnia de origem árabe e religião própria.
Tapetes se debruçam nos beirais das sacadas e, nas varandas, faz-se a imprescindível pausa para um café turco ("shachor").
Já Tel Aviv sugere diversões noturnas, com boa música e uma variedade grande de restaurantes, e compras diversas, sobretudo na nobre Ta Hakitaná.
Descendo a famosa rua Dizengoff, encontra-se o charme de vitrinas bem cuidadas, roupas de estilo, galerias de arte e artesanato.
Noites claras e repletas de estrelas são complementadas por shows na orla da capital e da frugal Haifa.
Telões, espetáculos de danças folclóricas ("rikudim iam") e grupos musicais acalentam os ânimos já aquecidos pela tensão que precede a paz.
(ABL)

Texto Anterior: Áustria é destaque de roteiro centro-europeu; Passeio a Galápagos pode incluir mergulho; Hospede-se no Japão em templos budistas; Temporada do Funchal começa em dezembro; Curso dá especialização em hotelaria e turismo
Próximo Texto: Terra Santa surpreende desde o aerporto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.