São Paulo, sábado, 30 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camarão de 2 metros reinava nos mares

Novos fósseis têm estruturas anatômicas originais

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um camarão gigante de dois metros era o maior predador e animal na Terra há 525 milhões de anos, informou ontem a revista britânica }New Scientist.
Espécimes do camarão, chamado anomalocaris, foram encontrados recentemente em Chengjang (sul da China) e em Emu Bay, na ilha Kangaroo (Costa Sul da Austrália).
Os novos espécimes mostram que o camarão gigante tinha mandíbulas, dentes e outras semelhanças com os crustáceos que existem hoje.
Segundo Derek Briggs, da Universidade de Bristol, há cada vez mais evidências de que os cientistas estão diante de um dos mais importantes grupos de animais.
Briggs foi um dos cientistas que ajudou a reunir o primeiro espécime do anomalocaris, ou "camarão anômalo" .
A criatura parecia tão estranha que por mais de 70 anos os cientistas classificaram seus fósseis como quatro animais separados. Ele só passou a ser considerado um único animal em 1980.
Os fósseis mais completos mostram que o camarão gigante tinha uma mandíbula e estruturas em forma de tromba desconhecidas em animais posteriores.
O camarão gigante também tinha um par de grandes apêndices que saíam da cabeça, usados na alimentação.
"Aparentemente o animal segurava a presa com os apêndices e a esmagava com a boca", dizem especialistas.
Segundo Chris Medin, da Universidade de Adelaide (Austrália), a fragilidade da carapaça externa do anomalocaris pode ter contribuído para sua extinção.
Medin vai publicar este ano uma descrição completa dos achados de Emu Bay, na ilha Kangaroo.
"No seu tempo, ele estava bem adaptado ao que fazia –predar animais de corpo mole. Mas, à medida que as carapaças ficaram mais duras em outros animais, ele não conseguiu se adaptar", disse.

Texto Anterior: Quércia reage e chama Geisel de 'mentiroso'
Próximo Texto: Júpiter tem monóxido de carbono
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.