São Paulo, sábado, 30 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição põe duas regiões de SP em atenção

DA REPORTAGEM LOCAL

O índice de poluição na cidade de São Paulo ontem foi o pior nos últimos 15 dias. Segundo a Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental), duas regiões entraram em estado de "atenção": Parque D.Pedro (região central) e Congonhas (zona sul).
A Cetesb espera que a poluição diminua com a chegada de uma frente fria, que vem do sul do país, até segunda-feira. Ela deve trazer chuva (que diminui o número de partículas em suspensão) e vento (que dispersa os poluentes).
Em Congonhas, os medidores da companhia registraram 19,7 ppm (partes por milhão) de monóxido de carbono, o que qualifica a qualidade do ar como "má". No Parque D.Pedro, foram 15,9 ppm.
Segundo a Cetesb, os índices ainda estão bem abaixo do registrado em 1986, quando foi necessária a interdição do centro da cidade para carros.
O índice havia atingido 30 ppm. Só a partir desse patamar é decretado o "estado de alerta", quando se proíbe os carros.
Ontem, nenhuma região da capital registrou qualidade do ar "boa". Quatro delas registraram "inadequada" e cinco apresentaram condição "regular".
O pior registro de poluição neste mês aconteceu no dia 15, quando quatro regiões entraram em estado de "atenção".
Segundo Antonio de Castro Bruni, gerente da Cetesb, a poluição da cidade nos últimos dias foi causada por um "sistema de alta pressão" que está sobre ela.
Trata-se de uma massa de ar sem nuvens e com ventos de baixa velocidade (menos de 0,5 metros por segundo), que não favorecem a dispersão dos poluentes.
A empresa sugere que os motoristas usem menos o carro nesse período, uma vez que eles são responsáveis por 90% da poluição atmosférica.

Texto Anterior: Choque com 7 carros fere 12
Próximo Texto: Ministro da Saúde discute crise dos hospitais com Ricupero na segunda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.